A Prefeitura de Ipatinga recebeu, na última sexta-feira (21), 11 mil testes rápidos para detecção de casos de Covid-19. Os exames adquiridos pela Secretaria de Saúde de Ipatinga já estão disponíveis para serem utilizados na checagem das condições de saúde da população atendida no Centro Especializado de Atendimento à Covid (CEAC). Já nas Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) e no Hospital Municipal os exames estarão disponíveis a partir de amanhã (24). A realização da testagem está condicionada à avaliação do profissional médico de plantão.
Segundo o executivo municipal, o objetivo é ampliar o número de pessoas testadas para acompanhar a evolução dos casos na cidade, bem como buscar a adesão do paciente ao isolamento domiciliar, com acompanhamento da família, para evitar a disseminação do vírus.
O prefeito Gustavo Nunes ressalta que, além das ações feitas pelo governo de Ipatinga, “o mais importante e eficiente é a disciplina da população para amenizar os contágios. Evitar aglomerações, utilizar máscara, zelar por normas de higiene e acatar as recomendações dos profissionais de saúde ainda continuam sendo palavras de ordem”.
“Estamos tratando a questão da Covid com muita responsabilidade e transparência, e, acima de tudo, buscando a eficácia de nossas ações. Precisamos reduzir os índices de contaminação na cidade e estamos trabalhando incansavelmente para obter os melhores resultados para nosso município”, disse o chefe do Executivo.
Novas vacinas
Nesta segunda-feira (24), Ipatinga receberá 1.710 vacinas da Pfizer, que serão destinadas exclusivamente às mulheres grávidas com comorbidades. O município havia suspendido a imunização deste grupo com a vacina da AstraZeneca por recomendação da Anvisa. De acordo com a Prefeitura, município aplicou, até o momento 72.520, doses de vacinas, sendo 47.726 relativas à primeira dose e 24.786 da segunda.
*Com informações da Prefeitura Municipal de Ipatinga