Site icon DeFato Online

Ipatinga decreta situação de emergência pelo aumento de dengue

UBS

Locais com água parada se tornam criadouros para o mosquito da dengue. Foto: Fiocruz/ Raul Santana

Um decreto instituído pela Prefeitura de Ipatinga na última sexta-feira (5) coloca o município em situação de emergência devido à alta nos casos de dengue. A medida foi decidida após a publicação do primeiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação do Aedes aegypti (LIRAa) deste ano, que saiu no mesmo dia.

O último LIRAa foi realizado na primeira semana de novembro de 2023 e indicou 3,6% de infestação do mosquito. Esse é um índice de médio risco, já que o padrão de avaliação do Ministério da Saúde é abaixo de 1%. Em uma nota divulgada no site da prefeitura, foi informado que, até a próxima sexta-feira (12), mais de 4 mil imóveis serão visitados por equipes compostas por 70 Agentes de Combate a Endemias (ACEs), supervisores e técnicos.

O prefeito Gustavo Nunes (sem partido) alegou que serão realizadas ações direcionadas aos bairros que apresentam maior incidência de infestação. “O LIRAa nos auxilia a nortear as principais ações de combate ao vetor da dengue, chikungunya e zika, o mosquito Aedes aegypti”, observou.

Além disso, o secretário de Saúde Walisson Medeiros relembra ações que podem prevenir a proliferação do mosquito: “Infelizmente, constatamos que mais de 80% dos focos são residenciais, passíveis de eliminação, como bebedouros de animais, vasos de plantas e até pequenas tampinhas de garrafas de plástico. Por isso é tão importante a participação de todos”.

Exit mobile version