Site icon DeFato Online

Itabira: 100% dos leitos de UTI Covid estão ocupados

piso da enfermagem

Foto: Divulgação

A pandemia de Covid-19 inspira cuidados e vem gerando preocupação em Itabira. Na noite de domingo (30), a Secretaria Municipal de Saúde informou que as Unidades de Terapia Intensiva (UTIs) para pacientes com Covid-19 estão com 100% de ocupação. Já nas enfermarias, esse índice é menor — em 48% conforme o último boletim epidemiológico —, porém, com crescente número de internados.

De acordo com as informações epidemiológicas da última semana, a ocupação das enfermarias estava em 36% na segunda-feira (24), passando para 40% tanto na terça-feira (25) quanto quarta-feira (26). Já na quinta-feira (27), houve redução no índice, que caiu pela metade: 20%. A redução durou pouco, pois no dia seguinte, sexta-feira (28), o número voltou a subir e chegou a 44% — e se manteve no sábado (29). Agora, conforme os últimos dados, alcançou 48% de lotação no domingo.

A ocupação das enfermarias segue um roteiro parecido com o das UTIs, porém em um ritmo mais lento. Desde a última segunda-feira, as Unidades de Terapia Intensiva tiveram sucessivos aumentos na sua lotação: 60% na segunda-feira; 70% na terça-feira e quarta-feira; 80% na quinta-feira; 90% na sexta-feira e sábado; até chegar nos 100% registrados no domingo.

Boletim epidemiológico

A Secretaria Municipal de Saúde também comunicou, no último domingo, 13 novos casos de Covid-19 em Itabira. Ainda de acordo com o boletim epidemiológico, a cidade possui 1.235 pessoas cumprindo isolamento domiciliar, 12 hospitalizados em enfermaria — sendo dois casos suspeitos —, e dez internados em leitos de UTI — sendo três casos suspeitos.

Dos pacientes internados em enfermaria com diagnóstico positivo para Covid-19, nove são de Itabira e um de São Gonçalo do Rio Abaixo. Já dos casos suspeitos, um é itabirano e outro é de Santa Maria de Itabira.

Na UTI, dos pacientes confirmados para Covid-19, quatro são de Itabira, um de Antônio Dias, um de Ferros e um de Barão de Cocais. Os casos suspeitos são de pessoas de Itabira, Ferros e São Gonçalo do Rio Abaixo.

Desde o início da pandemia, Itabira contabiliza 27.509 infectados pela doença; 25.901 recuperados da Covid-19; e 371 óbitos pela doença.

Carnaval

A situação da pandemia de Covid em Itabira e região tem exigido ações das autoridades políticas. A primeira anunciada foi a suspensão do Carnaval na região do Médio Piracicaba, comunicada pela Associação dos Municípios da Microrregião do Médio Piracicaba (Amepi) na última segunda-feira (26).

Dessa forma, Alvinópolis, Barão de Cocais, Bela Vista de Minas, Bom Jesus do Amparo, Catas Altas, Dionísio, Dom Silvério, Itabira, João Monlevade, Nova União, Rio Piracicaba, Santa Bárbara, Santa Maria de Itabira, São Domingos do Prata e São Gonçalo do Rio Abaixo não deveram promover festas de Carnaval com recursos públicos.

Também ficou definido que esses municípios vão unificar o calendário e instituir ponto facultativo na segunda-feira e terça-feira de Carnaval. Porém, na Quarta-Feira de Cinzas as repartições públicas da microrregião do Médio Piracicaba terão funcionamento normal. As prefeituras deverão editar decretos regulamentando a decisão.

Exit mobile version