Site icon DeFato Online

Itabira confirma 53 novos casos e abre vacinação para adolescentes

Covid-19

Foto: Myke Sena/MS

Nesta quarta-feira (29), a Prefeitura de Itabira, por meio do seu boletim epidemiológico, notificou 53 novos casos de coronavírus em 24h. O Município, agora, soma 22.622 infectados desde o início da pandemia, além de 363 óbitos causados pela doença.

Segundo o boletim epidemiológico, Itabira possui ainda, desde o início da pandemia, 21.684 recuperados da doença e 562 pessoas cumprindo isolamento domiciliar. Além disso, são cinco hospitalizados em enfermaria (quatro de Itabira e um de outra cidade); e quatro pacientes – todos itabiranos – em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Não há pacientes itabiranos internados em centros médico-hospitalares de outras cidades.

A taxa de ocupação nos leitos de UTI da cidade está em 20%. Já nos leitos de enfermaria a lotação está em 14% da capacidade.

Vacinação

A Prefeitura de Itabira anunciou que as pessoas imunossuprimidas terão um esquema especial de vacinação em nesta quinta-feira (30). A Secretaria Municipal de Saúde disponibilizará a imunização contra a Covid-19 nos dois drive-thrus (Prefeitura e Funcesi) para a aplicação da dose de reforço (3ª dose) para o público desse grupo que tenha tomado a segunda dose após 28 dias.

As pessoas que são consideradas imunossuprimidas são:

– Imunodeficiência primária grave;

– Quimioterapia para câncer;

– Transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) em uso de drogas imunossupressoras;

– Pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 <200 cels/mm3;

– Uso de corticoides em doses ≥ 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por ≥ 14 dias;

– Uso de drogas modificadoras da resposta imune;

– Pacientes em hemodiálise;

– Pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, auto inflamatórias e doenças intestinais inflamatórias).

A Secretaria Municipal de Saúde reforça que é necessário apresentar documento de identificação original com foto, número do CPF, cartão de vacina e o comprovante de endereço. Além dos documentos pessoais, deverão ser apresentados os relatórios médicos que comprovem a condição de imunossuprimido.

Além disso, segue acontecendo a vacinação de adolescentes sem comorbidades, na faixa etária de 17 anos. Nessa quinta (30), eles poderão ser imunizados tanto na Funcesi quanto na Prefeitura. No momento da vacinação é necessário apresentar cartão de vacina, documento com foto, cartão do SUS e comprovante de endereço. A pessoa que não tiver condições de ir aos drive-thrus deverá fazer o agendamento nos PSFs de referência do bairro.

Exit mobile version