Site icon DeFato Online

Itabira: Luciano Sobrinho exige exoneração da secretária de Saúde

secretária de Saúde

Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

O vereador Luciano Gonçalves dos Reis “Sobrinho” (MDB) se juntou à colega Rosilene Félix (MDB) para pedir a exoneração da atual secretária de Saúde de Itabira, Clarissa Lages. À DeFato, nesta segunda-feira (6), o parlamentar elencou os inúmeros problemas recebidos por seu gabinete relacionados ao setor.

“Já temos reclamações com relação à saúde na cidade há bastante tempo. Pessoas reclamando da falta de médicos no Pronto-Socorro, da falta de remédios, muitos exames na fila. Agora, há poucos dias, recebi uma denúncia e estou apurando, enviei ofício à Prefeitura e aguardo respostas, com relação ao Hospital Municipal Carlos Chagas, que o número de cirurgias eletivas diminuiu pela metade. Eram 200 por mês, agora são 100. Então as pessoas reclamam que fazem todo o processo para os exames, e na hora de fazer a cirurgia eles remarcam uma nova data, perdem todos os exames feitos, é o risco cirúrgico, tem que fazer tudo novamente. É dinheiro público sendo jogado fora”, protesta.

Luciano Sobrinho também citou a falta de pagamento aos prestadores de serviços da Prefeitura, situação já relatada pela DeFato anteriormente. “Semana passada falei aqui também dos motoristas que prestam serviço para a saúde, já há três meses sem receber (agosto, setembro e outubro). Pessoal que leva paciente para Belo Horizonte diariamente, sai de madrugada, volta no final do dia, encarando a BR-381. Levam idosos, doentes, todo o transtorno psicológico que precisam enfrentar”, completou.

Por essas e outras, o vereador defendeu a exoneração de Clarissa Lages, à frente da Secretaria Municipal de Saúde desde abril de 2022. Ainda assim, ele pondera não ser “nada pessoal”.

“São coisas que vem minando esse vereador, e a gente não pode ficar calado diante de situações dessas. Fomos eleitos para fiscalizar e não estamos aqui para aceitar esse tipo de situação calado. Então peço, sim, a exoneração. Nada pessoal contra ninguém, o prefeito é muito educado, muito atencioso com a gente. A secretária de saúde idem, pessoa atenciosa. Mas infelizmente não estamos vendo profissionalismo”, enfatiza.

Por fim, Luciano Sobrinho também admite a complexidade envolvida na condução do setor de saúde. Porém, o parlamentar opina que é necessário Clarissa Lages colocar o pé na rua e ver os inúmeros transtornos com seus próprios olhos. Desta forma, diz ele, haveria mais chance dos problemas serem resolvidos.

“Sim. A saúde é muito complexa, precisamos ser verdadeiros, mas precisamos de uma gestão de qualidade. Uma secretária que não reside em Itabira, já começa por aí. Por mais que ela tente fazer tudo que pode, não consegue, não mora aqui. No final de semana você não vai encontrar a secretária de saúde, muitas vezes a figura dela não pode ser apenas por telefone, a figura dela é forte. Secretária de saúde, quando está à frente, vai nos pronto-socorros fazer visitas periódicas, vai no final do dia, de madrugada, no final de semana, talvez muitos desses problemas não aconteceriam. É muito fácil pra você descobrir isso, é só se colocar no lugar do outro”, finaliza.

Exit mobile version