Site icon DeFato Online

Itabira notificou quase 800 possíveis casos de dengue nas primeiras semanas de janeiro

dengue

Foto: Divulgação PMI

Números apurados pela DeFato junto à Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Itabira apontam que o município registrou, nas primeiras duas semanas de janeiro, 776 possíveis casos de dengue. Destes, 227 (29,25% dos casos) se confirmaram, enquanto outros 549 deram resultado negativo ou estão em investigação.

Atualmente, há quatro pacientes internados no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) e outro, em estado mais grave, no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). Os números confirmam o cenário preocupante quanto à doença em Itabira.

No dia 8 de janeiro, a Prefeitura Municipal prorrogou, por mais 180 dias, a já vigente situação de emergência em relação à dengue. Realizado em outubro de 2023, o último Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) apontou um Índice de Infestação Predial (IIP) de 3,2%. Ou seja, em sinal de alerta para surtos de dengue, zika, chikungunya e febre amarela.

Em 2023

Durante todo o ano passado, Itabira notificou 4.068 possíveis casos de dengue. Deste total, 995 (24%) confirmaram-se como casos positivos, 2.712 são negativos e 361 estão em investigação.

Apelo

Médico veterinário e diretor de Controle de Zoonoses da Prefeitura de Itabira, Gustavo Pinho solicita a ajuda da população para o primeiro LIRAa deste ano. Segundo ele, receber os agentes de combate a endemias da SMS é fundamental para um trabalho mais preciso e, naturalmente, uma eficiência maior na luta contra a dengue.

“Nesta semana, os agentes estarão coletando dados para o LIRAa – Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti. Pedimos à população para receber os agentes de combate a endemias para que apresentemos dados mais fidedignos da situação do nosso município. Assim que tivermos o LIRAa, teremos um mapeamento com mais precisão dos locais de focos. Desta forma, o combate fica direcionado às zonas mais críticas”, explica.

Em 2023, foram vistoriados 1.910 imóveis da área urbana entre os dias 23 e 27 de outubro, de acordo com a Secretaria de Saúde.

Exit mobile version