Site icon DeFato Online

Itabira perde a primeira servidora da linha de frente no combate à pandemia

piso da enfermagem

Foto: Divulgação

Itabira perdeu neste fim de semana a primeira servidora da linha de frente no combate à pandemia. Simone Silva Viana, tinha 36 anos e era técnica em enfermagem no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Ela apresentou os primeiros sintomas de coronavírus na quinta-feira (11). Ela foi internada ontem (12), após o agravamento do quadro, faleceu horas depois.

“Até o momento não existem resultados de exames que possam tornar o caso confirmado para Covid-19, embora todos os principais sinais e sintomas realmente conduzam a essa definição. Portanto, o caso está classificado como “óbito suspeito” no município”, informou a Prefeitura de Itabira.

A vítima não possuía comorbidades. Ainda de acordo com a Prefeitura, a profissional não compareceu ao trabalho no dia 10 de dezembro. “Foi atendida à noite, assim que procurou a rede, e recebeu prescrição e termo de isolamento. Como tinha registro de dois dias de sintomas, não foi possível realizar a testagem”.

No fim da tarde de ontem (12), a colaboradora paciente deu entrada na unidade de urgência por não apresentar melhora nos sintomas. Conforme a Prefeitura de Itabira, foram realizados teste rápido (com resultado negativo) e exame RT-PCR (ainda sem resultado). Porém, manifestou piora do quadro em quatro horas e evoluiu para óbito apesar de todo suporte de vida disposto à mesma.

Segundo a Prefeitura de Itabira, a profissional de enfermagem iniciou suas atividades laborais no HMCC em julho de 2020. Na ocasião, “recebeu treinamento na data de sua admissão com serviço de controle de infecção hospitalar (SCIH). Posteriormente, permaneceu no horário administrativo para realização de treinamento setorial para trabalhar em escala de revezamento. Passando este período, atuou em plantões”.

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Assessoria de Comunicação da Prefeitura, lamentou a morte e disse que presta condolências à família, “manifestando muito pesar por tão grande perda, assim como se solidariza com cada um e com os diversos profissionais de saúde neste momento de dor”.

Boletim epidemiológico

De acordo com o boletim emitido pela Secretaria de Saúde neste domingo (13), o município contabilizava 4.577 casos confirmados de Covid-19. Desses, 4.052 são considerados curados. Ainda segundo o boletim, 467 pessoas cumprem o isolamento domiciliar e 26 estão hospitalizadas. Desde o início da pandemia, 32 pessoas morreram em decorrência da Covid-19.

Exit mobile version