A crise da dengue em Itabira fez sua segunda vítima fatal. Segundo informações extraoficiais, trata-se de uma moradora do bairro Santa Ruth, de 33 anos, que estava internada em um hospital de Belo Horizonte. A informação foi recebida pela reportagem da DeFato e confirmada junto à Prefeitura Municipal. A identidade da vítima foi preservada por decisão do portal.
A mulher trabalhava como nutricionista clínica-hospitalar no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Nos últimos dias, dizem pessoas próximas, ela estava em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A DeFato segue apurando mais informações sobre o caso.
Relembre
No fim de semana retrasado, Itabira confirmou a primeira morte por dengue em 2024. A vítima, segundo a gestão municipal, foi atendida no Pronto-Socorro Municipal já com situação muito grave e não resistiu à doença.
‘‘A Prefeitura de Itabira se solidariza com familiares da vítima e reafirma seu compromisso de não medir esforços para o combate à dengue. A SMS ampliou consideravelmente o número de agentes de combate à endemias; reforçou o atendimento nas unidades de saúde; aumentou também a fiscalização a lotes sujos; investe em campanhas de conscientização e está prestes a inaugurar um ambulatório específico para atendimentos de dengue’’, afirmou a Prefeitura em nota enviada à DeFato.
Números
Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria Estadual de Saúde, atualizado nesta segunda-feira (29), Itabira registrou 3.182 casos de dengue até aqui. Destes, diz o levantamento, 83 foram confirmados.
Ao todo, Minas havia registrado até ontem 64.724 casos, com 23.389 deles confirmados. O boletim também aponta que há 25 óbitos por dengue em investigação no estado.