Site icon DeFato Online

Itabira registra mais um óbito por Covid-19; agora são 349 vítimas

piso da enfermagem

Foto: Divulgação

Nesta quarta-feira (11), o boletim epidemiológico, emitido pela Secretaria Municipal de Saúde de Itabira, registrou – pelo segundo dia consecutivo – um novo óbito causado pela Covid-19. A 349° vítima foi uma idosa, de 65 anos, com comorbidades, internada no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC) desde o dia 6 de agosto. O óbito aconteceu nessa terça-feira (10).

Além disso, o boletim também trouxe o registro de 48 novos casos da d0ença, chegando a 20.171 itabiranos infectados desde o início da pandemia. Ao todo, a cidade possui 19.326 pessoas consideradas recuperadas da doença.

Internações e isolamento domiciliar

Em relação às internações, são 21 pacientes com Covid-19 nos centros hospitalares itabiranos. Destes, nove estão em UTI e os outros 12 em enfermaria. Atualmente, 41% dos leitos de UTI estão ocupados, número que cai para 24% se tratando dos leitos de enfermaria. Também são 484 itabiranos cumprindo isolamento domiciliar neste momento.

Vacinação

Nesta quinta (12) e sexta-feira (13), Itabira amplia a vacinação contra a Covid-19 para o público em geral, sem comorbidades, com idades de 31 e 30 anos, respectivamente, incluindo os trabalhadores da indústria com as mesmas faixas etárias. A vacinação será nos drive-thrus da Prefeitura e Funcesi das 8h30 às 15h30.

Para se vacinar, é necessário apresentar o cartão de vacina, a identificação original com foto, o comprovante de endereço e o cartão do Sistema Único de Saúde (SUS).

Em caso de dificuldade para se dirigir até o drive-thru, é preciso procurar o PSF mais próximo para solicitar o agendamento da vacinação. Lembrando que ao tomar a vacina da gripe é necessário aguardar 14 dias para receber o imunizante contra a Covid-19 e somente tomar o imunizante a partir do 15º dia.

Vacinação solidária

A campanha de imunização em Itabira é acompanhada da “Vacinação Solidária”. Fruto de uma parceria entre o Conselho do Bem Estar do Menor (Combem), Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi) e Prefeitura, o objetivo é incentivar a doação de alimentos não perecíveis que serão enviados para famílias em situação de vulnerabilidade social.

As doações não são pré-requisitos para a vacinação, mas uma contribuição espontânea. Os itens podem ser deixados tanto no drive-thru da Funcesi quanto no da Prefeitura, quando houver. Os materiais serão direcionados à Secretaria Municipal de Assistência Social, que fará o repasse às famílias cadastradas.

Exit mobile version