Itabira tem três óbitos em investigação por decorrência da dengue somente neste início de 2024. Além das mortes de duas mulheres, o falecimento de um homem de 59 anos no hospital Nossa Senhora das Dores, na última segunda-feira (29), está sob investigação da Secretaria Municipal de Saúde.
O homem era morador do bairro Amazonas, atuava como engenheiro eletricista e já trabalhou como professor no Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). De acordo com informações extraoficiais, ele possuía um histórico de comorbidades em decorrência de outros problemas de saúde e não resistiu às complicações da dengue.
Somente o resultado oficial dos exames – que ainda não foram finalizados – poderão confirmar as mortes por dengue.
Outras vítimas
Segundo informações extraoficiais, a segunda morte em investigação foi de uma moradora do bairro Santa Ruth, de 33 anos,que estava internada em um hospital de Belo Horizonte. A informação foi recebida pela reportagem da DeFato e confirmada junto à Prefeitura Municipal. A identidade da vítima foi preservada por decisão do portal.
A mulher trabalhava como nutricionista clínica-hospitalar no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Nos últimos dias, dizem pessoas próximas, ela estava em estado grave em uma Unidade de Terapia Intensiva (UTI). A DeFato segue apurando mais informações sobre o caso.
No fim de semana retrasado, Itabira registrou a primeira morte por dengue em 2024. A vítima era uma mulher, e segundo a gestão municipal, foi atendida no Pronto-Socorro Municipal já com situação muito grave e não resistiu à doença.
Nesta quarta-feira (31), a Prefeitura de Itabira divulgou o primeiro boletim epidemiológico informando sobre a situação da dengue no município. Os dados foram apurados até 30 de janeiro e informam que a cidade já notificou 4.674 possíveis casos de dengue, com 1.552 confirmações da doença. Outros 3.122 casos estão em investigação pela Secretaria de Saúde.
Além da enorme quantidade de casos, até o momento, 28 pacientes estão internados nos hospitais do município, que já possui três óbitos em investigação. A Prefeitura de Itabira também divulgou dois telefones para o Disque-Dengue: (31) 3839-2600 e (31) 3839-2643.