Site icon DeFato Online

Itabira tem 127 leitos disponíveis para casos de Covid-19 e deixa hospital de campanha em ‘stand by’

consórcio

Foto: Acom/PMI

A Prefeitura de Itabira informou nesta terça-feira (5) que o número de leitos disponíveis para atendimento a pacientes com sintomas da Covid-19 chegou a 127 com a liberação das novas unidades construídas no Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Com a capacidade instalada ainda bastante acima da demanda por atendimento, a Secretaria de Saúde optou por deixar em stand by o hospital de campanha projetado para a sede da pasta de Meio Ambiente, na Mata do Intelecto.

A construção de novos leitos no HMCC foi anunciada pela Prefeitura de Itabira na última semana de março. O hospital municipal agora conta com 108 leitos, sendo 86 de enfermaria e 22 de Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Já o HNSD tem 19 leitos disponíveis para tratamento contra o novo coronavírus: 17 de enfermaria e 2 de UTI.

Segundo último boletim divulgado pela SMS, Itabira tem 86 casos suspeitos de coronavírus monitorados pelas equipes da Saúde. A cidade tem 10 casos confirmados, incluindo uma vítima fatal. No Hospital Nossa Senhora das Dores, apenas um dos leitos exclusivos está ocupado, por um paciente de Nova Era. No HMCC não há ninguém internado por Covid-19. Com a demanda ainda aquém da capacidade disponível, o hospital de campanha fica como um plano de urgência, em caso de necessidade.

A Mata do Intelecto foi escolhida para abrigar um eventual hospital de campanha por estar muito próxima do HMCC e já ter a estrutura usada pela Secretaria de Meio Ambiente. Funcionários da pasta já foram transferidos para a Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), onde trabalham provisoriamente. O projeto da nova unidade de saúde inclui 60 leitos, mas pode chegar a 100.

“A instalação é, portanto, avaliada de acordo com a curva da pandemia no município e a ocupação dos leitos existentes”, afirma a Prefeitura de Itabira, por meio de nota encaminhada à imprensa pela Assessoria de Comunicação do município.

Novo leito instalado no HMCC – Foto: Acom/PMI

Outras medidas

Para reforçar o atendimento, a Secretaria Municipal de Saúde provisionou uma nova ambulância para atender possíveis casos da doença no Pronto-Socorro Municipal de Itabira (PSMI). Inclusive, a área externa da unidade recebeu um contêiner para triagem de pacientes com sintomas gripais, antes que sigam para as dependências do PSMI. A estrutura será utilizada caso haja aumento da demanda de pacientes com suspeita de covid-19.

O Município implantou também o “Alô, doutor!”, um canal de telemedicina por meio do telefone local 3839-2133. A ferramenta opera todos os dias, das 7 às 19 horas, com um médico à disposição do usuário, para que esse só vá a uma unidade de saúde se houver necessidade.

Também no mês passado, Prefeitura adquiriu 10 mil testes rápidos para verificar infecção por covid-19 e outros 10 mil para diagnosticar o vírus da influenza.

Testes rápidos foram comprados pela Prefeitura de Itabira – Foto: Acom/PMI

Emergência

Itabira está em situação de emergência de saúde pública desde 16 de março, por decreto do prefeito Ronaldo Magalhães (PTB).  Na mesma data foi criado o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes) – incluindo a Comissão Municipal de Enfrentamento ao Coronavírus.

Aulas nas escolas, creches, cursos e universidades foram interrompidas a partir de 18 de março. Com a suspensão das aulas na rede municipal, os motoristas do transporte escolar foram remanejados para atender às demandas da Saúde. Já no dia 21 daquele mês, o Governo Municipal suspendeu os alvarás de bares, casas de shows, feiras, exposições, comércio não essencial e outros estabelecimentos com potencial de aglomeração de pessoas.

Passados cerca de 40 dias de restrição, o funcionamento das lojas do comércio local foi flexibilizado em 28 de abril, com adoção de medidas sanitárias e de controle do público. Estabelecimentos com potencial de aglomeração permaneceram sob suspensão.

Durante a pandemia, pontos de ônibus, rodoviária e ambientes públicos passam por desinfecção: funcionários fazem a limpeza com cloro e sabão, auxiliados por um caminhão-pipa abastecido com água. Outro ponto é a barreira sanitária executada nos distritos em 1º de maio e dias subsequentes. Foi realizada a termometria dos cidadãos abordados, com orientações e distribuição de material educativo sobre covid-19.

Barreira sanitária foi instalada em Ipoema – Foto: Acom/PMI

Assistência social

O Governo Municipal investiu também em políticas de assistência social, com a criação do cartão Itabira Voucher, no valor de R$ 200, destinado às famílias em situação de vulnerabilidade para compra de alimentos, produtos de limpeza, higiene pessoal e gás de cozinha. O Executivo viabilizou, para mais, atendimento integral à população em situação de rua com hospedagem, alimentação, vestuário e material de higiene.

A Secretaria Municipal de Educação informou que formata o projeto “Merenda em casa”, que fornecerá alimentação para os alunos da rede municipal de ensino. Para essa iniciativa serão destinados recursos da merenda escolar, sendo que as instituições permanecem com as aulas suspensas.

Exit mobile version