Nesta sexta-feira (12), a vacinação contra a Covid-19 em Itabira será feita em idosos de 83 e 84 anos. Na segunda-feira (15), será a vez dos idosos de 81 e 82 anos. O calendário no município está confirmado até a terça-feira (16), data em que a população de 80 anos receberá a primeira dose do imunizante. A vacinação segue de acordo com o preconizado pelo Ministério da Saúde e com as doses recebidas por meio do Governo de Minas Gerais.
O serviço será feito, como de costume, pelo sistema drive thru, montado no estacionamento da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira (Funcesi), das 9h às 16h30. É necessário que o usuário vá ao local apenas no dia marcado para sua faixa etária, munido de RG, CPF, comprovante de endereço, cartão do Sistema Único de Saúde (SUS) e caneta para assinatura do protocolo de recebimento da vacina.
Aqueles que não puderem comparecer na data prevista, devem entrar em contato com a unidade do Programa Saúde da Família (PSF) de sua região para agendar a aplicação da vacina.
A Prefeitura de Itabira reforça que, tão logo receba novas doses da vacina, divulgará as datas de imunização dos idosos com idades abaixo de 80 anos. As dúvidas sobre o serviço de vacinação contra a covid-19 podem ser sanadas pelos telefones 3839-2608, 3839-2649 e 3839-2289.
Em tempo
O prefeito Marco Antônio Lage assinou o documento para que Itabira participe do consórcio público instituído pela Frente Nacional de Prefeitos (FNP) com o objetivo de adquirir vacinas, medicamentos, insumos e equipamentos para o combate à covid-19. O formulário foi enviado à entidade na terça-feira (2).
Já na sexta-feira (5), o município teve acesso ao modelo da minuta do projeto de lei. O documento foi enviado à Câmara Municipal, que aprovou a iniciativa, em segunda discussão, nesta quarta-feira (10). A criação do consórcio busca oferecer suporte aos municípios participantes caso a demanda nacional por vacinas não seja suprida pelo Plano Nacional de Imunização (PNI).