O acolhimento às pessoas vítimas de violência sexual em Itabira agora tem um novo fluxo. Seguindo as orientações da Gerência Regional de Saúde (GRS) em conjunto com a Secretaria Municipal de Saúde, esse atendimento passa a ser feito pelo Hospital Municipal Carlos Chagas (HMCC). Sendo assim, qualquer cidadão que tenha sido violentado sexualmente poderá recorrer à instituição de saúde 24 horas.
As pessoas vítimas de violência sexual tinham o seu primeiro atendimento no Pronto-Socorro Municipal de Itabira (PSMI). Segundo a superintendente de Atenção Secundária, Débora Camilo, após discussão na rede de saúde do município foi constatado a necessidade de buscar um local onde os profissionais conseguissem atender essas pessoas com mais tranquilidade.
“Nesse novo fluxo, vamos conseguir proporcionar um atendimento mais humanizado e com menor possibilidade de revitimização. A equipe estará capacitada para realizar também a coleta de vestígio, expondo menos ainda essa pessoa que foi vítima”, explica Débora Camilo.
Treinamento
A Prefeitura de Itabira oferecerá, a partir do dia 21 de novembro, uma capacitação para cerca de 850 servidores das secretarias de Saúde, Educação e Assistência Social. A formação será sobre escuta especializada para proporcionar um atendimento humanizado às pessoas vítimas de violência sexual no município.
A Universidade Corporativa do Brasil será a responsável por ministrar a capacitação, principalmente com foco na garantia dos direitos e na não revitimização.