Uma indicação do vereador Júber Madeira Gomes (PSDB) votada e aprovada nesta terça-feira (10), na reunião ordinária da Câmara de Itabira, propõe a criação de um sistema integrado de informações dos prontuários de saúde dos itabiranos usuários do SUS (Sistema Único de Saúde). Segundo o parlamentar, a indicação facilitaria o trabalho dos profissionais da área – que passariam a ter os dados na palma da mão -, sem deixar de assegurar o sigilo às informações.
Em sua justificativa, a proposta ressalta que “todas as unidades de saúde do município, básicas e especializadas”, terão acesso ao histórico completo do paciente. Além disso, alega Júber, “a implementação do cartão de prontuário eletrônico beneficiará os usuários em muitos aspectos, como, por exemplo, o armazenamento de dados de consultas anteriores, resultados de exames” e outros.
“Esta é uma de várias sugestões apresentadas pelo nosso gabinete em tratativas e conversas com a Secretaria de Saúde. Sabemos dos desafios da saúde pública do Brasil, claro que também, naturalmente, em Itabira. E um dos principais (desafios) é a garantia de informações reunidas principalmente em um banco de dados de cada paciente, com o propósito de evitar extravios, atrasos e outras falhas que podem ocorrer e provocar sérios transtornos e prejuízos a usuários do SUS”, enfatizou Júber.
O tucano também disse ter se embasado em exemplos de outras cidades, como Santos e Curitiba, para formular a indicação. Para ele, caso aprovada, a proposta ofereceria mais facilidade ao acesso às informações, tanto para os profissionais quanto para os pacientes.
“Com o sistema integrado sugerido nesta indicação, esperamos que as unidades de saúde passem a ter um controle inovador, com dados na palma da mão, garantindo mais agilidade e respostas assertivas a nossa população. Respeitando, claro, o sigilo e a ética médica, essa indicação vem sendo apurada de diversos exemplos de bom sucesso na gestão pública, em cidades como Ribeirão Preto, Santos e Curitiba. E esperamos que com a implantação desse sistema na saúde pública de Itabira possamos ter, de fato, uma saúde mais controlada e sobretudo com mais informações na palma da mão para os usuários e também todo o corpo clínico e profissionais da saúde”, finaliza.
Leia o texto da indicação, na íntegra, logo abaixo.
A presente indicação visa valorizar o cidadão usuário dos atendimentos em saúde do Município de Itabira.
Com a implantação do cartão de prontuário eletrônico, será possível que todas as unidades de saúde do Município, básicas e especializadas, tenham acesso ao histórico completo do paciente. A implantação do prontuário eletrônico traz um grande ganho, não somente para os usuários, mas também para os servidores públicos, uma vez que será um sistema eficiente e completo, trazendo todo o atendimento que será prestado aos usuários.
A implementação do cartão de prontuário eletrônico beneficiará os usuários em muitos aspectos, como por exemplo, o armazenamento de dados de consultas anteriores, resultados de exames, dentre outros, permitindo que os médicos especialistas tenham acesso ao histórico do paciente que foi atendido na UBS.
Os prontuários eletrônicos irão fornecer benefícios como a praticidade e agilidade nos atendimentos, aumento de produtividade, armazenamento seguro do histórico dos pacientes, registro de resultados de exames, conferência de liberação de consultas, registros de prescrições médicas, dentre outros, gerando atendimentos mais rápidos e eficientes aos usuários.