A situação do Hospital Margarida está cada vez mais crítica na região. O assunto foi trazido na reunião de Câmara dessa quarta-feira (10) e gerou repercussão entre os representantes do povo.
A casa de saúde, que atende além de João Monlevade, as cidades de Bela Vista de Minas, São Domingos do Prata, Rio Piracicaba e Nova Era, está superlotada. Nesta quita-feira (11), são 14 pacientes em leitos de enfermaria e 20 no Centro de Terapia Intensiva (CTI). Na enfermaria tem uma vaga disponível e cinco pacientes estão de forma excedente no CTI, já que a capacidade do hospital nesses setores é de 15 em cada.
Preocupação
A representante feminina na Câmara, Andrea da Saúde (PTB) ressaltou o quão alarmante está a situação no município.
“Hoje temos um colapso no sistema de saúde local, o Hospital Margarida está superlotado. Estamos em luto por todos os óbitos que já aconteceram, é muito triste a situação. O apelo que eu faço é para que todos façam o isolamento social, se saírem de casa, que utilizem a máscara corretamente, façam a higiene pessoal, é o mínimo”, destaca Andrea.
Além disso, ela ressaltou que uma reunião com o adjunto da Saúde, definiu que novos testes estão chegando para João Monlevade nos próximos dias.
“Essas novas vertentes do coronavírus estão muito mais severas. Óbitos de jovens, internações de crianças, uma coisa catastrófica. Precisamos testar para isolar os infectados. Enquanto não temos vacinas é o que deve ser feito”, finaliza.
O vereador Fernando Linhares (DEM) ressaltou que o papel de fiscalização dos pontos que lotam de pessoas em Monlevade é de suma importância.
“A Caixa Econômica está lotada quase todos os dias, é um absurdo. Além disso, destacou que o papel de cada cidadão no combate ao coronavírus é o mais importante, pois só assim os números de casos irão diminuir o quanto antes”, endossou.
Já o líder do governo, Belmar Diniz (PT), defendeu o novo decreto que vigorá a partir de hoje no município.
“São 15 dias que iremos passar pelo novo decreto. Temos que mostrar que a vida é o mais importante do que tudo. Laércio tentou fazer um pouco mais flexível que as outras cidades do Médio Piracicaba. O foco é aglomeração, temos que acabar com isso. Grandes supermercados têm aglomeração, ônibus têm tumulto, isso não pode acontecer. Tem que ter fiscalização, urgente”, enfatiza o petista.
Belmar também discordou com a opção da GRS de Itabira em descartar a construção do Hospital de Campanha em João Monlevade. De acordo com Belmar, vários insumos hospitalares foram comprados e estão no Hospital de Campanha, que agora não terá continuação nas obras.
Vacina já
Thiago Titó (PDT) busca em todas as reuniões enfatizar a vacinação rápida no município. Na reunião de ontem destacou os esforços que estão sendo tomados.
“Minas Gerais adquiriu mais 300 mil vacinas na terça (9). Eu peço para que todo o Executivo corra atrás o quanto antes dessas doses. Que uma força-tarefa seja feita para que um plano de ação para vacinação dos idosos de 75 anos até 82. Sabemos que está acontecendo a vacinação, é algo a se elogiar também. Nosso prefeito é um profissional da saúde, com certeza esperamos que tudo ocorra de forma coesa e rápida”, destaca Titó.
Com relação ao Hospital de Campanha, Titó diz ser totalmente contra a decisão de pausar as obras. “O dinheiro gasto foi muito grande, e o Hospital Margarida está em colapso. Como procedemos a partir de agora? Temos que cobrar e fiscalizar”.

