Site icon DeFato Online

“Luz de Lu” entrega milhares de donativos à Associação OncoViva

Luz de Lu OncoViva

Foto: Thamires Lopes/DeFato

A campanha Luz de Lu chega ao quarto ano e desta vez beneficiará pacientes em tratamento contra o câncer em Itabira. Na tarde de sábado (21), os voluntários entregaram as doações arrecadadas pela iniciativa à associação OncoViva, que presta auxílio social aos pacientes itabiranos e da região que estão na batalha contra a doença. Foram 355 unidades de óleo de cicatrizante, para amenizar feridas; 237 latas de suplemento alimentar; e 3.358 caixas (200ml) de água de coco, para hidratação de cerca de 600 pacientes, oriundos de 29 municípios, e que fazem tratamento no Centro Oncológico de Itabira (COI), serviço de alta complexidade oferecido no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD). * Confira a galeria de fotos no final da matéria.

“A campanha este ano foi muito boa. Começamos dia 20 de novembro e por meio das redes sociais e amigos da Ludimila e do meu irmão Eduardo, que também faleceu em virtude do câncer em 2016, conseguimos as doações. É uma campanha feita por amigos e voluntários. Não temos ajuda nenhuma de políticos ou empresários. Fazemos por conta própria, com força de vontade criamos uma corrente de amigos do bem que acabou se espalhando. As doações vêm de Belo Horizonte e Itabira”, contou o itabirano Felipe Horta, idealizador da campanha.

No ano de 2016, ele perdeu o irmão Eduardo e a esposa Ludimila Azevedo para o câncer. Desde então, decidiu que transformaria a dor em solidariedade e não deixaria que a luta deles fosse em vão.

O processo é lento. Hoje estou falando isso numa boa porque já passei por diversas fases antes de chegar até aqui. É muito recompensador e gratificante poder fazer uma campanha voltada para ajudar pessoas que, assim como a Ludimila e meu irmão, enfrentam o tratamento oncológico durante muitos anos, e mesmo assim não desistem. Então, em vez de abraçar a tristeza resolvemos abraçar o trabalho voluntário”, destacou Felipe Horta.

Há dois meses, Ana Carla de Azevedo Bombachi, irmã de Ludimila, decidiu ser voluntária na OncoViva. Foi dela a ideia de ajudar a associação. “Nosso projeto busca ajudar as pessoas que fazem tratamento oncológico no Hospital Nossa Senhora das Dores. Essas doações vão ajudar muito os pacientes oncológicos, principalmente os do SUS porque são produtos caros. A água de coco até que nem tanto, mas o suplemento e o óleo que os pacientes precisam são caros e muitas pessoas não têm acesso a isso. Então, vai ser de grande ajuda”, ponderou.

Sobre a Luz de Lu

O projeto Luz de Lu é independente e totalmente filantrópico. No primeiro ano da campanha (2016), as doações foram encaminhadas para o núcleo de oncologia do Hospital da Baleia, em Belo Horizonte. No segundo (2017) Luz de Lu ajudou a Fundação Sara, que acolhe parentes de pessoas que estão no tratamento contra o câncer, principalmente crianças. No ano passado, os donativos foram para  o Lar de Ozanam.

Foto: Thamires Lopes/DeFato

Sobre a associação Oncoviva

A OncoViva iniciou os trabalhos em 2013. A organização ajuda os pacientes com apoio emocional, social e psicológico durante o tratamento. A entidade organiza diversos eventos, faz doações e visitas. Recentemente, o prefeito Ronaldo Lage Magalhães (PTB) assinou um decreto que permite à associação o uso de duas salas no Mercado Municipal Caio Martins da Costa (Cobal). Nos imóveis, a entidade terá que promover o acolhimento humanizado a pacientes e seus acompanhantes, apoiando-os em todas as fases do tratamento.

A associação OncoViva busca ajuda para ter em Itabira uma casa de apoio aos enfermos de outros municípios que utilizam o serviço oncológico do COI. O local funcionaria como uma hospedagem temporária para os pacientes durante a permanência em Itabira. Grande parte dos atendidos chegam à cidade ainda pela manhã e só vão embora já ao anoitecer. “Durante esse período, poderiam ter um local adequado e estruturado para aguardarem. O tratamento já é bastante delicado e isso seria um reforço para os pacientes”, defendeu a presidente da ONG,Andreia Rita Gazeta das Graças, na Câmara de Vereadores, em outubro deste ano.

Exit mobile version