A Prefeitura de Itabira anunciou que, a partir desse sábado (19), o município retorna para a onda amarela do Programa Minas Consciente, após uma semana na onda vermelha. A prefeitura informou ainda que as atividades que podem funcionar na onda amarela, cumprindo as regras orientadas pelo plano, são bares, clubes, lojas do comércio e academias.
Apesar disso, de acordo com os boletins epidemiológicos divulgados, diariamente, quando entrou na onda vermelha, no dia 12 de dezembro, Itabira registrava 4565 casos confirmados. No último boletim, fornecido nessa sexta-feira (18), os casos confirmados subiram para 4996. Ao todos, 431 pessoas testaram positivo para Covid-19 ao longo da semana.
Além disso, no último sábado (12), quando a onda vermelha começou a valer, Itabira contabiliza 32 óbitos por Covid-19. Nessa sexta-feira (18), a Prefeitura de Itabira anunciou a 38ª morte em função da doença. Assim, seis novos óbitos foram registrados em apenas uma semana.
Índices do Minas Consiente
De acordo com os indicadores disponíveis no site do Minas Consciente, o grau de risco do município caiu em relação ao último monitoramento de contágio da Covid-19. Ao entrar na onda vermelha, Itabira atingiu 20 pontos. Atualmente, está com 17. Vale lembrar que a pontuação vai de 0 a 32.
O aumento dos índices epidemiológicos da Covid-19 também é observado em cidades e regiões próximas. A SMS alerta a população para que reforce as normas sanitárias, como o uso obrigatório de máscaras, o distanciamento social e a higienização constante. Nada muda em relação ao funcionamento do comercio para o Natal.
Dados detalhados
De acordo com os dados mais atualizados sobre o panorama do coronavírus em Itabira, divulgados no dia 15 de dezembro, pessoas que possuem entre 30 e 39 anos são os mais infectados pela Covid-19 no município. Este grupo corresponde a 1447 dos casos confirmados, ou seja, 30% dos que já testaram positivo para a doença.
De acordo com o boletim epidemiológico, em seguida, estão as faixas etárias entre 40 e 49 anos – com 1129 casos confirmados – e 20 e 29 anos, cujo número de infectados é 863. Os menos afetados pela pandemia são as crianças e adolescentes que possuem entre 10 e 19 anos. Esta minoria registrou 152 casos positivos.