Minas Gerais registrou um aumento de 12.438 casos confirmados de dengue em apenas quatro dias. Os números foram publicados em boletim epidemiológico divulgado nesta segunda-feira (19) pela Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG).
No boletim epidemiológico anterior, divulgado na última quinta-feira (15), Minas Gerais tinha 62.872 casos confirmados de dengue. Já o primeiro boletim desta semana, mostra que o estado chegou a marca de 75.310 casos foram confirmados para a doença. Além disso, já são 218.265 casos prováveis (casos notificados, exceto os descartados) de dengue.
Até o momento, há 19 óbitos confirmados por dengue no estado e 122 estão em investigação.
Na última semana, o secretário estadual de Saúde, Fábio Baccheretti, alertou que Minas Gerais enfrenta a pior epidemia de dengue da sua história. “Nunca vivenciamos uma inclinação tão forte de dengue na nossa história. Já ultramos o pico da previsão, nós já vamos ultrapassar o valor máximo do pico dos outros anos. Então nós não temos dúvida que este vai ser o pior ano da nossa história de dengue”, alertou Baccheretti.
Chikungunya
Em relação à febre Chikungunya, foram registrados 25.522 casos prováveis da doença, dos quais 16.907 foram confirmados. Até o momento, quatro óbitos foram confirmados por Chikungunya em Minas Gerais e 14 estão em investigação.
Do dia 15 até esta segunda-feira (19), o estado registrou um aumento de 1.685 casos confirmados da doença.
Zika
Quanto ao vírus Zika, até o momento, foram registrados 22 casos prováveis. Foi confirmado um caso da doença. Não há óbitos confirmados ou em investigação por Zika em Minas Gerais.