Site icon DeFato Online

Ministra da Saúde faz desabafo sobre pressão em reunião com Lula

Foto: Fábio Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil

Em reunião ministerial nesta segunda-feira (18), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez cobranças aos seus ministros das áreas da Saúde e Comunicação Social. Segundo Lula, é preciso melhorar a comunicação na Saúde, que passa uma impressão equivocada à população de que haveria doses contra a dengue em todo o país e ressaltou que “não se pode prometer aos cidadãos o que o governo não tem condições de cumprir”.

Nesta reunião, a ministra Nísia Trindade relatou que enfrenta dificuldade para encontrar pessoas para o comando das unidades e que as mudanças que fez nos postos desagradaram o PT do Rio de Janeiro. Na ocasião, a ministra, em tom de desabafo, chorou, saindo momentaneamente da sala para se recompor, voltando logo em seguida. A ministra tem enfrentado pressão também do Centrão. Na volta ouviu mais reclamações de Lula quanto aos resultados apresentados pela pasta em relação ao combate à epidemia de dengue e à saúde do povo yanomami. Lula ressaltou que a ministra é parte de sua cota e não será demitida, a despeito de qualquer pressão pelo cargo.

O presidente recebe nesta terça-feira (19) a ministra da Saúde, às 16h, com a expectativa de que Lula reforce, no encontro de hoje, sua confiança no trabalho de Nísia. A pasta da Saúde, tão ambicionada também pelos Partidos do Centrão, tem um dos maiores orçamentos da Esplanada dos Ministérios, com RS 218,3 bilhões previstos para 2024.

Após uma reportagem do Fantástico, no domingo (17)  denunciando as condições precárias de hospitais federais no Rio de Janeiro, a ministra exonerou o secretário de Atenção Especializada à Saúde, Helvécio Magalhães, e o diretor do Departamento de Gestão Hospitalar, Alexandre Telles. O diretor do Departamento de Atenção Hospitalar, Domiciliar e de Urgência, Nilton Pereira, deve assumir a secretaria. As exonerações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (19).

Na reunião ministerial, o ministro Paulo Pimenta (Comunicação Social) deu explicações ao presidente sobre sua pasta. Lula tem reclamado que falta ao governo comunicar melhor à população as realizações do Executivo.

Pimenta afirmou que a comunicação é complexa e que está em andamento uma licitação em sua pasta para fazer monitoramento de redes e destacou os desafios de fazer uma comunicação segmentada e regionalizada e pediu apoio aos demais colegas de outros ministérios para apresentar melhor à população as entregas feitas pelo governo.

 

Exit mobile version