Uma frente fria está prestes a alcançar o Centro-Sul do Brasil neste fim de semana, prometendo alívio para o calor anormal que marcou a última semana. À partir de sexta-feira, o fenômeno climático se dissipará, trazendo chuvas e quedas de temperatura nas regiões afetadas. O Sudeste será impactado, com expectativa de mudanças climáticas significativas.
1. Sul: chuvas intensas e rajadas de vento
O Sul do Brasil será o primeiro a sentir os efeitos da frente fria. A mudança começa ainda nesta sexta-feira (9), com instabilidade no Rio Grande do Sul, onde há previsão de chuva forte e ventos intensos. O sistema se desloca rapidamente para Santa Catarina e Paraná, levando as mesmas condições climáticas.
2. Centro-Oeste: fim do tempo seco e queda gradual de temperatura
No Centro-Oeste, a massa de ar seco que dominou os últimos dias começa a perder força. Embora a mudança no tempo ocorra de forma mais sutil do que no Sul, a frente fria já provoca pancadas de chuva no sul e oeste do Mato Grosso do Sul, acompanhadas de ventania. A expectativa é de queda gradual nas temperaturas ao longo do fim de semana, encerrando o período de temperaturas elevadas registradas em plena época de outono.
3. Sudeste: temperaturas mais baixas e chuva no fim de semana
No Sudeste, o frio chega entre sábado à noite e domingo. O centro-sul do Rio de Janeiro e o sul de Minas Gerais devem ser os primeiros a registrar mudanças. No domingo, o sistema avança para o Espírito Santo, Grande Belo Horizonte, Zona da Mata Mineira e litoral de São Paulo. A previsão indica chuva leve a moderada na capital paulista e possibilidade de chuvas mais fortes no litoral.