A NASA deu um passo significativo na agricultura espacial ao colher alface romana com sucesso em condições de microgravidade a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). O feito faz parte do projeto Plant Habitat-07 (PH-07), que estuda o impacto da umidade no crescimento de plantas cultivadas fora da Terra. Este avanço é fundamental para fornecer alimentos frescos em missões de longa duração, como as planejadas para a Lua e Marte.
Avanços na agricultura espacial
Em 2024, a Estação Espacial Internacional recebeu o experimento Plant Habitat-07, enviado pela missão de reabastecimento CRS-31 da SpaceX. O objetivo é garantir que astronautas tenham acesso a alimentos nutritivos durante viagens interplanetárias. Este não é um caso isolado. A iniciativa faz parte de um esforço global para expandir o cultivo de alimentos em ambientes extremos, o que inclui experimentos com outras culturas, como tomates.
Em 2023, o astronauta Frank Rubio participou da primeira colheita de tomates no espaço, durante a qual um tomate desapareceu misteriosamente, mas foi recuperado no final do ano, confirmando que Rubio não o havia comido. A agricultura em microgravidade é um esforço global, com a NASA e a China investindo fortemente; cientistas chineses recentemente colheram arroz cultivado na estação espacial Tiangong.
Além de sustentar missões espaciais, esses projetos agrícolas trazem potencial para enfrentar desafios agrícolas na Terra, especialmente diante das mudanças climáticas. A adaptação das plantas ao espaço pode fornecer informações valiosas para cultivo em locais com condições adversas, como escassez de água ou extremo calor.
Até o momento, com a contribuição de agências como a NASA, as perspectivas para uma agricultura sustentável além da Terra continuam a crescer. Espera-se que a inovação nesta área não apenas possibilite longas missões espaciais, mas também ofereça soluções para a produção de alimentos em nosso próprio planeta.