Imagine viajar de aviões praticamente em pé. Parece estranho? Pois esse é o conceito por trás do Skyrider 2.0, um assento vertical desenvolvido por uma empresa italiana chamada Aviointeriors. O projeto ganhou atenção por prometer uma revolução nos voos de curta distância: mais passageiros por aeronave, menos peso e, teoricamente, passagens mais baratas.
Como funciona o assento em pé?
Apesar de o nome sugerir que os passageiros fiquem totalmente de pé, o conceito é um pouco diferente. O Skyrider 2.0 posiciona o viajante em um ângulo de aproximadamente 45°, com apoio limitado para as costas e parte do peso concentrado nas pernas e no core (músculos centrais do corpo). É como se fosse um assento estilo bicicleta, com encosto mínimo e cinto de segurança incluído.
Cada unidade é extremamente leve — cerca de metade do peso de um assento comum — o que ajuda a reduzir o consumo de combustível. Além disso, ao diminuir o espaço entre fileiras, é possível transportar até 20% mais passageiros por voo.
Funcionários da Aviointeriors já testaram o protótipo, que está disponível na sede da empresa na Itália. Embora admitam que não é exatamente confortável, destacam que o objetivo é oferecer uma solução prática e econômica para voos de até duas horas, especialmente em companhias aéreas de baixo custo.
Ainda não há previsão de chegada ao Brasil. Embora companhias da Espanha e do Leste Europeu tenham demonstrado interesse, o modelo enfrenta barreiras regulatórias e resistência de passageiros. No entanto, caso aprovado no futuro, pode representar uma alternativa viável para quem busca economia — mesmo que à custa de algum conforto.