DeFato
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Colunas
  • Gerais
  • Saúde
  • Esportes
Sem resultados
Ver todos os resultados
DeFato
  • Home
  • Últimas Notícias
  • Colunas
  • Gerais
  • Saúde
  • Esportes
Sem resultados
Ver todos os resultados
DeFato
Sem resultados
Ver todos os resultados
Home Geral

Cadeira de rodas foi base para o menor veículo do mundo ser fabricado no Brasil

07/05/2025
Em Geral
13
Compartilhamentos
Compartilhar no WhatsAppNo FacebookNo Twitter

Caio Strumiello, um inventor de São Vicente, São Paulo, revolucionou o mundo automotivo ao criar o Nanico P50, um microcarro construído a partir de uma cadeira de rodas motorizada. Em fevereiro de 2025, Strumiello concluiu o projeto em apenas 20 dias. A ideia do carro minimalista surgiu da necessidade de mobilidade urbana eficiente e inspirou-se no icônico Peel P50, um dos menores carros do mundo.

O microcarro, chamado Nanico P50, foi projetado para ser compacto e eficiente. Ele mede apenas 1,30 m de comprimento e é movido a gasolina por um motor de scooter. Caio usou técnicas artesanais para criar o veículo, desenvolvendo a estrutura a partir de moldes de papelão e fibra de vidro, incorporando características como farois, para-brisas, e duas portas, além da marcha à ré. O Nanico P50 atinge até 60 km/h, oferecendo um consumo eficiente de cerca de 30 km/l.

O processo criativo do Nanico P50

O desenvolvimento do Nanico P50 envolveu um processo detalhado de design artesanal. Caio Strumiello começou com esboços em papelão e finalizou com uma estrutura em fibra de vidro. Esse método garantiu que o microcarro mantivesse um baixo custo de produção, algo crucial para sua ideia de mobilidade urbana acessível. Strumiello tornou-se conhecido por suas soluções criativas para transportes alternativos, reafirmando suas habilidades em engenharia e design automotivo.

A inovação do Nanico P50 levanta discussões sobre o papel dos micro-carros em cidades congestionadas. Se produzido em larga escala, esse tipo de veículo pode redefinir a mobilidade urbana, reduzindo congestionamentos e impactando positivamente o meio ambiente. No entanto, o processo de homologação e regulamentação no Brasil ainda apresenta desafios significativos para a produção em massa de veículos artesanais como o Nanico.

Letícia Bonfante

Letícia Bonfante

Redatora especializada em conteúdo para web, domina assuntos como música, finanças e entretenimento.

Matérias Relacionadas

Créditos: depositphotos.com / qwartm
Geral

Item usado para temperar salada é segredo de restaurantes para deixar o arroz soltinho

Por Letícia Bonfante
01/06/2025
Créditos: depositphotos.com / joelfotos
Geral

Nota extinta do real é raridade e pode ser negociada por R$ 1.700

Por Letícia Bonfante
01/06/2025
Créditos: depositphotos.com / paulosezio
Geral

Cidade do Sul com infraestrutura completa vem se tornando a mais cobiçada do Brasil

Por Letícia Bonfante
01/06/2025
Próximo post
Créditos: depositphotos.com / xload

Um dos carros mais elogiados por brasileiros assume liderança global de vendas em 2025

DeFato Online - Notícias sobre Brasil e Mundo

Fundado há 30 anos, em Itabira, o Grupo DeFato é uma das empresas de comunicação mais influentes do interior de Minas Gerais. Conectamos fatos, pessoas e ideias, desde 1993, fornecendo informação, cultura e entretenimento para os mais diversos públicos, utilizando plataformas online e off-line.

Últimas Matéiras

  • Item usado para temperar salada é segredo de restaurantes para deixar o arroz soltinho
  • Nota extinta do real é raridade e pode ser negociada por R$ 1.700
  • Cidade do Sul com infraestrutura completa vem se tornando a mais cobiçada do Brasil

Categorias

  • Geral

O portal DeFato Online não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação. Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A DeFato reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da DeFato levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.

Sem resultados
Ver todos os resultados
  • Home
  • Landing Page
  • Buy JNews
  • Support Forum
  • Pre-sale Question
  • Contact Us

O portal DeFato Online não se responsabiliza por este conteúdo e pelas informações sobre os produtos/serviços promovidos nesta publicação. Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade pelo seu conteúdo é exclusiva dos autores das mensagens. A DeFato reserva-se o direito de excluir postagens que contenham insultos e ameaças a seus jornalistas, bem como xingamentos, injúrias e agressões a terceiros. Mensagens de conteúdo homofóbico, racista, xenofóbico e que propaguem discursos de ódio e/ou informações falsas também não serão toleradas. A infração reiterada da política de comunicação da DeFato levará à exclusão permanente do responsável pelos comentários.