A Neta Auto, fabricante chinesa de veículos elétricos, enfrenta um cenário desafiador no Brasil. Em 2025, a empresa emplacou apenas 42 unidades de seus modelos Aya e X, um número que, apesar de ser superior ao que marcas como Ford e Volkswagen conseguiram com seus elétricos no país, levanta preocupações sobre a viabilidade da operação local.
Desde a inauguração de uma concessionária no Rio de Janeiro em janeiro, a marca planejou abrir mais duas lojas em Brasília e Manaus, mas já enfrentou mudanças de bandeira em outros pontos de venda antes mesmo de sua inauguração.
A presença digital da Neta Auto no Brasil também tem diminuído. As contas da marca nas redes sociais, como Instagram, LinkedIn e Facebook, foram desativadas, e o site oficial está “em manutenção”, deixando apenas o site da concessionária carioca ativo. Essa redução na visibilidade pode afetar ainda mais a confiança dos consumidores e investidores.
Planos e promessas da Neta Auto
Apesar dos desafios, o CEO da Hozon New Energy Automobile, Fang Yunzhou, reafirmou os planos da Neta Auto para o Brasil, classificando o país como uma prioridade máxima fora da China. Segundo Yunzhou, a empresa está em um período de reformas e está próxima de anunciar novos investimentos. Ele também destacou a intenção de abrir 30 lojas até o final de 2025 e de trabalhar em oportunidades com clientes de frota.
A situação da Neta Auto não é única no Brasil; a empresa também enfrenta dificuldades na China, onde a produção está paralisada e a confiança no mercado tailandês foi abalada por rumores de falência. No entanto, a participação estatal de 49% na Hozon New Energy pode fornecer uma estabilidade necessária para a continuidade das operações da Neta no Brasil, mesmo em tempos difíceis.