O governo federal, sob a liderança do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, anunciou um programa com o objetivo de reduzir significativamente o tempo de espera para a análise de benefícios no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O novo bônus de produtividade promete revolucionar o atendimento de mais de 1,8 milhão de pedidos que aguardam análise. A medida provisória, publicada recentemente, estabelece esta estratégia como essencial para aliviar o sistema de concessões previdenciárias.
Os servidores do INSS receberão R$ 68 por cada processo analisado e concluído, enquanto os peritos médicos federais ganharão R$ 75 por perícia ou análise documental concluída. Esta bonificação se aplica àqueles que excederem suas metas de desempenho, trabalhando além do expediente regular. No entanto, trabalhadores participantes de greves ou que estejam compensando horas não trabalhadas não poderão participar deste programa. O foco inicial são os processos que já estavam atrasados, superando 45 dias sem análise.
Expectativa para a redução das filas
Há uma forte expectativa de que esta ação resultará na diminuição das filas do INSS nos próximos dias. Segundo previsões do Ministério da Previdência Social, o bônus de produtividade deverá acelerar o fluxo de trabalho, especialmente em pedidos de Benefício de Prestação Continuada (BPC). Contudo, a continuidade do programa depende da aprovação da medida provisória pelo Congresso Nacional dentro de 60 dias, um prazo que pode ser estendido uma vez.
A regulamentação específica sobre as metas e o monitoramento das atividades ainda será definida por portarias. O governo espera que essas novas diretrizes criem um impacto positivo imediato no atendimento ao público, reduzindo gradualmente o acúmulo de pedidos.







