A aviação global está testemunhando uma transformação significativa em busca de alternativas sustentáveis para reduzir as emissões de carbono. Um estudo recente destacou que apenas 1% dos combustíveis usados na aviação é sustentável. Isso revela um desafio contínuo para o setor, à medida que tenta adotar práticas mais ecológicas em um mundo cada vez mais atento às questões ambientais.
Companhias aéreas como a Japan Airlines e a All Nippon Airways estão na vanguarda dessa mudança, esforçando-se para utilizar combustíveis mais sustentáveis. Em fevereiro de 2021, a Japan Airlines conduziu um voo usando uma mistura de combustíveis alternativos, embora o projeto “Fry to Fly” seja uma iniciativa da All Nippon Airways para transformar óleo de cozinha usado em combustível de aviação. Essa coleta de resíduos visa um futuro mais limpo para o transporte aéreo.
Desafios no uso de SAFs
Apesar dessas iniciativas promissoras, o uso de Combustíveis Sustentáveis de Aviação (SAFs) enfrenta desafios significativos. O alto custo de produção e a infraestrutura limitada são barreiras importantes, assim como a disponibilidade restrita de matérias-primas para produção em larga escala. No entanto, projetos piloto em andamento estão demonstrando que é possível diminuir o impacto ambiental do setor.
Empresas como a Embraer no Brasil também contribuem para a pesquisa e o desenvolvimento de aeronaves e tecnologias sustentáveis. O aumento da produção e acessibilidade de SAFs pode estimular uma era mais verde na aviação, com a almejada redução das emissões de carbono.
Conforme a indústria se adapta a essas novas demandas, o futuro aponta para uma transformação gradual mas essencial, onde combustíveis alternativos podem se tornar a norma, alinhando-se às metas globais de sustentabilidade.