A construção do primeiro túnel submerso do Brasil, que visa ligar Santos ao Guarujá, terá um impacto significativo na mobilidade local. Previsto para iniciar ainda este ano, este projeto busca responder à antiga demanda por melhor conexão entre essas cidades. O empreendimento contará com um investimento de R$ 6 bilhões, prometendo melhorias no tráfego e a criação de 9 mil empregos diretos e indiretos.
Estrutura e parceria
O túnel será construído por meio de uma parceria público-privada, com uma concessão de 30 anos. A infraestrutura incluirá 1,5 km de extensão total, dos quais 870 metros serão submersos. O design do túnel apresenta três faixas por sentido, uma delas preparada para o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT), e passagens para pedestres e ciclistas. Esta obra considerará tanto o tráfego de veículos leves quanto o de caminhões, tudo enquanto preserva as operações do Porto de Santos.
A expectativa é que a construção do túnel submerso ajude a dinamizar a economia da Baixada Santista, com a criação de empregos. A iniciativa visa diminuir a dependência da região no setor portuário, promovendo a diversidade econômica.
O projeto, no entanto, enfrenta desafios ambientais, como a ameaça aos manguezais e o risco de contaminação das águas locais. Serão necessárias medidas de mitigação ambiental para assegurar que o desenvolvimento da região não resulte em danos permanentes ao ecossistema.
O leilão para a concessão do túnel está agendado para 1º de agosto de 2025. A previsão é que o túnel esteja operando até 2030, reduzindo significativamente o tempo de travessia entre Santos e Guarujá, atualmente feito principalmente por balsas. Esta obra é considerada um marco na infraestrutura da região e será observada de perto até sua conclusão.