A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo assumiu, a partir de quarta-feira (18), a Estação Ambiental de Peti, junto à Cemig, por meio de Termo de Cessão. Com mais de 500 hectares de extensão, a Estação Ambiental teve o início de sua construção em 1942 e inauguração em maio de 1946 e possui, em sua extensão, área remanescente de Mata Atlântica.
Participaram da assinatura do Termo de Cessão em cerimônia no gabinete do prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), o vice prefeito Leandro Amora de Castro, o gerente de Ativos de Geração Leste, Ronildo Garcia de Castro, o gerente de Gestão Ambiental Rafael Fiorine e o agente de Relacionamento Institucional, Lucimar Lucas Queiroz.
Também estavam presentes secretários municipais, vereadores do município além de autoridades regionais como o prefeito de Itabira, Marco Antônio Lage.
Com a cessão, a Prefeitura assume todas as benfeitorias e edificações que compõem a infraestrutura da Estação: portaria, casa de Visitas, capela, restaurante, centro de Pesquisa, alojamentos 1, 2 e 3, campo de futebol e quadra de vôlei/peteca, Centro de Manejo de Animais Silvestres e trinta e três viveiros.
A usina de geração de energia, barragem e casa de força continuam sob administração da Cemig. A Cemig GT, Cemig Geração Leste e Cemig Distribuição terão livre acesso às estruturas ligadas à geração e distribuição de energia, tais como, barramentos, TVR, casa de força, linhas de distribuição e qualquer outra, por meio de servidão administrativa das vias de acesso interno ou qualquer outro meio necessário, mesmo após a cessão dos terrenos para o município.
Com o termo, a Prefeitura se obriga a utilizar a área de 500,69 hectares exclusivamente para o funcionamento de uma Unidade de Conservação Municipal.
O gerente de Ativos de Geração Leste da Cemig, Ronildo Garcia de Castro, a cessão da Estação Ambiental para o município, restabelece ações e programas ambientais diversos. “A Estação foi um importante meio de formação de profissionais e áreas de estudos ambientais que agora podem ser restabelecidos pelo município”, disse o gerente.
O prefeito Nozinho destacou que o momento é muito importante para a cidade, que reverte os recursos da mineração para promover o desenvolvimento sustentável no município com a cessão de Peti pela Cemig. “A manutenção da Estação Ambiental de Peti pelo município será importante também para a melhoria das ações em Educação Ambiental e também fonte de pesquisa para acadêmicos”, disse.
O chefe do executivo são-gonçalense ressaltou, ainda, que com a Estação de Peti São Gonçalo tem a oportunidade de fomentar o turismo ecológico e ambiental na região, um grande passo para transformar o município em referência de sustentabilidade.
*Com informações da Prefeitura de São Gonçalo