O Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) confirmou, por meio de boletim, nesse domingo (25), mais um óbito em decorrência do novo coronavírus (Covid-19).
A vítima era um homem, de Barão de Cocais. A data de internação do paciente, o tipo de leito onde estava internado e se sofria de comorbidades não foram informados. O exame PCR deu positivo para Covid-19.
Desde o dia 9 de outubro, quando Itabira notificou o 16º óbito por Covid-19, a Prefeitura e o HNSD não divulgam mais detalhes sobre a vítima. Essa é uma determinação jurídica que proíbe a Secretaria Municipal de Saúde e os hospitais de divulgar dados que possibilitem a identificação do paciente.
Onda Amarela
No último sábado (24), o município de Itabira retrocedeu à Onda Amarela do Minas Consciente, do Governo Estadual. Em entrevista à DeFato, na sexta (23), a secretária municipal de Saúde Rosana Linhares, ressaltou ainda que “a Onda Verde tem que ser uma conquista. A população não pode esquecer de colocar o simples em prática: sair de casa apenas quando precisar, usar as máscaras, respeitar o distanciamento social, passar álcool em gel e higienizar as mãos”.
Rosana disse ainda que não tem dúvida de que a falta de colaboração das pessoas é o principal empecilho nesta caminha. E alerta para o risco de continuarmos retrocedendo até atingir a Onda Vermelha. “Se a gente não conscientizar a população, piorar é sempre mais fácil do que melhorar”.