Site icon DeFato Online

Nova Era: Câmara de Vereadores aprova adesão ao Samu Regional

Samu Regional deve começar a funcionar em fevereiro de 2025, diz Secretaria de Estado de Saúde

Foto: Ascom/Volunterminas/Gave

A Câmara de Vereadores de Nova Era aprovou em primeiro turno e por unanimidade, na última segunda-feira (31), o projeto de lei 57/2023, que autoriza o município a aderir ao Consórcio Público Intermunicipal de Saúde do Médio Piracicaba (Cismepi),  que será responsável pelo gerenciamento dos Serviços de Urgência e Emergência do Médio Piracicaba (CIS-URG Médio Piracicaba) — também chamado de Samu Regional.

O segundo turno de votação acontece na próxima segunda-feira durante. Em caso de nova aprovação, o projeto de lei seguirá para sanção do prefeito Txai Costa (Rede).

Reunião da Câmara de Nova Era em que foi aprovada a adessão ao Samu Regional – Foto: Ascom/Volunterminas/Gave

Entenda

Em outubro de 2022, representantes de 27 municípios assinaram um protocolo de intenção para a criação de um consórcio para coordenar a regionalização do Samu. O projeto prevê uma central de regulação em Itabira para controlar o sistema, que atenderá as microrregiões de Saúde de Itabira, Guanhães e João Monlevade, responsáveis por 460 mil pessoas.

Na prática, a regionalização amplia o raio de ação no Samu na região, com mais ambulâncias e equipes. Isso com investimentos do Governo de Minas Gerais e dos municípios envolvidos no consórcio. A central de regulação, em Itabira, coordenará todas as cidades-bases descentralizadas: Guanhães, Rio Vermelho, João Monlevade, São Domingos do Prata, Ferros e Barão de Cocais.

Central de regulação

Em Itabira, acontece a reforma e ampliação de um novo espaço para abrigar a sede do Samu — e onde funcionará a central de regulação regional. O prédio fica na rua São Paulo, no bairro Amazonas, ao lado da central do Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG). A empreitada foi orçada em R$ 896,5 mil.

Convênio com o Gave

Em uma reunião com o Grupo de Apoio Voluntário de Emergência (Gave) de Nova Era, Txai Costa disse que manterá o convênio com a instituição, mesmo com a criação do Samu Regional. Ele destacou a importância do serviço que já atua na cidade há anos  — inclusive no apoio em ocorrências na BR-381 e outros municípios da região.

Para o presidente do Gave, Hidelbrando Gonçalves, o Savu Regional somará esforços no atendimento às vítimas de acidentes e outras ocorrências. “Estivemos com o prefeito Txai e ele disse que manterá a parceria e o repasse mensal ao GAVE. O Sanu será bem-vindo e trabalharemos juntos para melhorar o tempo de resposta a desastres e emergências, principalmente na BR-381”, avaliou.

Presidente do Gave, Hidelbrando Gonçalves – Foto: Ascom/Volunterminas/Gave
Exit mobile version