Site icon DeFato Online

O perigo de seguir dietas mirabolantes sem orientação de um nutricionista

Nutricionista Camila Canedo. Foto: DeFato

Quem nunca se deparou com dietas e fórmulas mirabolantes de emagrecimento divulgadas nas redes sociais? Pois é, isso pode ser extremamente perigoso quando se trata de um assunto tão delicado que é a nutrição. Contudo, muitas pessoas se esquecem de que na web muitas informações podem ser enganosas e de que aquilo que faz bem para uma pessoa pode não ser a melhor opção para outras.

Esse assunto movimentou a internet nos últimos dias, através do programa Big Brother Brasil 22. Então leia e aprenda um pouco mais sobre nutrição.

Profissional renomada

A nutricionista, Camila Canedo, de 41 anos, é formada em nutrição desde 2006. Após sua graduação fez pós-graduação em nutrição esportiva com ênfase em wellness e estética. Além disso, é especialista em modulação intestinal e emagrecimento. Atua em Itabira e é uma das mais renomadas profissionais da região.

Seu primeiro emprego como nutricionista foi na Vale. Trabalhou nas minas de Cauê e Brucutu por volta de uns três anos. Segundo Camila,”o que me fez mudar da área da cozinha industrial para a nutrição clínica foi a paixão de ajudar as pessoas a mudar hábitos de vida”, revela.

Após sair da Vale, trabalhou em uma grande academia de Itabira por aproximadamente quatro anos. Nessa época, também atendia no Vale do Aço. Com mais experiência adquirida montou sua própria sala. Com pouco tempo em sua sala, recebeu um convite que a deixou muito feliz:”Fui convidada por um amigo para atender em uma clínica conceituada de Itabira, onde trabalho até hoje”, conta Camila.

A importância do profissional

O nutricionista é o profissional habilitado para esclarecer as questões alimentares para cada indivíduo, de acordo com idade, gênero e objetivos de cada um. Por isso, só ele pode prescrever dietas. Segundo Camila, para algumas pessoas essa atribuição ainda não está bem definida.

“As pessoas sempre confundem quem pode ou não passar dieta. A prescrição dietoterápica é atribuição privativa do nutricionista desde quando a profissão teve sua regulamentação definitiva através da Lei nº 8.234 de 17 de setembro de 1991. Nenhuma pessoa que não seja habilitada pode estar passando uma dieta, nem mesmo os médicos. É um direito que o nutricionista tem e quem faz isso sem graduação, está praticando exercício ilegal da profissão”, afirma.

O mundo fitness, às vezes, agrega valores e imagens que nem sempre são reais. São inúmeras fotos com photoshop de corpos esculturais; vídeos de comidas; dietas que fazem milagres; produtos que te deixam mais fortes; chás e alimentos que viram promessas de emagrecimento e beleza.

“Hoje, infelizmente, vemos muitas pessoas que não são habilitadas passando não só dietas, mas também medicamentos sem nenhum conhecimento. Isso pode ser extremamente perigoso para a saúde. Por isso, a avaliação e o acompanhamento de um nutricionista é fundamental. Muitas pessoas acham que dieta é apenas cortar carboidrato e tirar alguns alimentos. No entanto, a dieta vai muito além disso”, disse Camila.

Transtornos alimentares

A comida não tem apenas fator nutricional. Ela também tem fator emocional. Através dela é possível interagir pessoas, promover encontros e satisfazer desejos. Por isso, a comida aliada ao descontrole emocional pode causar desde problemas mais simples quanto doenças mais sérias. Conforme Camila, o transtorno alimentar é algum hábito ligado à alimentação que traga prejuízos físicos ou psíquicos a uma pessoa.

“Com certeza, uma dieta restritiva pode se transformar em um gatilho para um transtorno alimentar. Os primeiros sinais podem ser percebidos por alguns comportamentos. Um deles é quando há excessiva preocupação com o corpo. Outro, é quando uma pessoa está muito ansiosa e passa a comer compulsivamente ou deixa de comer. Esses são alguns indícios, mas existem vários. Portanto, apenas um profissional é capaz de avaliar e diagnosticar o paciente”.

Avaliação

A profissional disse que o trabalho de um nutricionista é muito complexo pois mexe com o emocional das pessoas. Portanto, deve ser feito com muita cautela e seriedade.

“Faço uma abordagem completa do meu paciente, avaliando o seu estado nutricional. Para isso, inicio as consultas sempre com uma conversa para conhecer o histórico clínico, avaliar exames laboratoriais, verificar a saúde intestinal, anamnese alimentar e avaliação da composição corporal do paciente através da bioimpedância e antropometria. Além disso, sempre pergunto o seu objetivo e o que gosta ou não de comer. Respeito muito o paladar do meu paciente”, conclui Camila. 

A nutricionista deixa um alerta a todas as pessoas que um dia já se encantaram com a ‘dieta milagrosa’: “Cuidado com dietas e medicamentos que não são prescritos por profissionais habilitados. Seja prudente e consciente com sua saúde. A alimentação é imprescindível para que seu corpo funcione bem”.

Exit mobile version