A Prefeitura de Itabira informou nessa quinta-feira (10) que, a partir de sábado (12), o município irá retroceder para a onda vermelha do Minas Consciente. Após reunião interna, o prefeito Ronaldo Magalhães definiu fazer um novo decreto. Por enquanto, ele optou por permitir o funcionamento do comércio atacadista e varejista. Bares e restaurantes também poderão permanecer abertos, desde que seguindo a regras mais rígidas para funcionamento.
A rigidez também será adotada nas fiscalizações por parte da seção de Postura, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, que deverá intensificar o monitoramento das atividades comerciais em Itabira. A principal atualização para todos os serviços está na metragem de referência para o atendimento ao público: um cliente para cada 10 m² do espaço.
O procurador-geral da Prefeitura de Itabira, Leonardo de Souza Rosa explicou que é preciso equilibrar a segurança sanitária com a economia.
“Aprovamos novas posturas para o cidadão e o comércio não serem ainda mais prejudicados. Como a competência de fechar, ou não um estabelecimento é nosso, vamos ter um contingente maior para fiscalizar contando com o suporte da Polícia Militar. O comércio vai funcionar nos horários já divulgados pela Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Itabira. Precisamos deixar bem claro que esse monitoramento acontece semanalmente. Se o cidadão não tomar cuidado e não fizer o isolamento adequado, semana que vem a gente pode entrar em lockdown. Vamos precisar, mais uma vez da população, dos empresários e do comerciante nos ajudando”, comentou.
Confira o que muda
- Varejo: as lojas poderão abrir em horário estendido para evitar aglomerações – vide programação natalina estabelecida no Decreto 4.007, de 6 de novembro de 2020 -, com controle do acesso.
- Alimentação: bares e restaurantes deverão fechar até às 22 horas. Nesse locais, permanece proibido o consumo em pé e a circulação no ambiente sem fazer uso da máscara.
- Academias: as academias também devem obedecer à metragem citada de distanciamento social.
- Natal: a atualização segura das normas da onda vermelha atende, sobretudo, as necessidades dos setores econômicos que têm no Natal sua principal movimentação financeira do ano.
Todas as novas regras constarão no decreto municipal a ser publicado nesta sexta-feira (11), no Diário Oficial.
Minas Consciente
O programa é destinado à flexibilização das medidas de isolamento social de forma responsável em cada município, permitindo assim a retomada parcial da economia e observando o impacto no sistema de saúde.
De acordo com os dados fornecidos pela prefeitura, o grau de risco do município subiu no último monitoramento de contágio da Covid-19 e atingiu 20 pontos (vai de 0 a 32), sendo enquadrado na onda vermelha. O programa indica que apenas os serviços essenciais poderão funcionar nessa etapa do Minas Consciente, porém os municípios tem autonomia para definir o que poderá funcionar.