Na manhã desse domingo (21), Santa Maria de Itabira ficou totalmente ilhada, as fortes chuvas que atingiram a região causaram desabamento de residências, queda de barrancos e deixaram as ruas alagadas. Por isso foi necessário um forte efetivo de resgate para socorrer as vítimas.
Estiveram empenhados o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec) e membros da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp).
Ontem, 87 profissionais das equipes estiveram desempenhando atividades no local. Até o momento, nesta segunda-feira (22), o Corpo de Bombeiros têm 41 militares na cidade, sendo que 14 estão descansando (revezamento). Como policiais, oito membros da Polícia Militar e um da Polícia Civil estão em Santa Maria de Itabira. Completando o efetivo, quatro membros da Defesa Civil do Estado atuam neste momento. Desse modo, 54 profissionais estão na cidade desempenhando operações.
Foco
De acordo com o Corpo de Bombeiros, as operações de busca e resgate agora estão concentradas na busca pela criança de cinco anos, que desapareceu na rua Antônio Dias, no Poção. O Tenente Leonan está no comando da operação, que conta com mais 16 profissionais empenhados na busca pela criança.
Já o Major Eduardo Lopes da Defesa Civil de Minas Gerais em entrevista exclusiva ao Portal DeFato ressaltou que os esforços continuam.
“Foi feito todo um trabalho de captação de recursos. Até o momento cinco óbitos foram confirmados e uma criança segue desaparecida. Até o momento, 129 famílias estão desalojadas em Santa Maria. Além disso, 32 pessoas seguem desabrigadas. Operações de resgate de animais também foram realizadas, sendo 17 cachorros e dois gatos salvos”, finaliza o Major.