Com o avanço da pandemia de Covid-19, o Governo de Minas Gerais tem adotado medidas mais rígidas para conter o vírus e desafogar a rede de saúde. Neste sábado (6), a Secretaria de Estado de Saúde publicou, no diário oficial de Minas Gerais, uma deliberação que coloca as cidades da microrregião na onda roxa do programa Minas Consciente — e, com isso, terão que adotar toque de recolher.
A microrregião de Ponte Nova, na zona da mata, conta com 21 cidades. Conforme o protocolo da onda roxa, o toque de recolher terá que ser adotada das 20h às 5h, tanto de segunda-feira a sexta-feira quanto aos sábados e domingos. Além disso, terão que seguir outras medidas estabelecidas pelo Minas Consciente. Essas normas terão vigência até o próximo dia 20.
A criação do protocolo da onda roxa foi anunciada na quarta-feira (3) pelo governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), com a inclusão das macrorregiões Noroeste e Triângulo do Norte, que, juntas, somam 60 cidades — algumas delas enfrentando colapso no sistema de saúde.
Porém, o número de municípios que adotaram o novo protocolo já chega 100. Na sexta-feira, Itabira e outras 17 cidades, assim como Ouro Preto, anunciaram, de maneira voluntária, a adesão à onda roxa. Agora, com a decisão da Secretaria de Estado de Saúde, mas 21 municípios juntam-se ao grupo.
+ Em 24h, Minas Gerais registra 7.336 novos casos de Covid-19
+ Covid-19: entenda ponto a ponto o decreto da Prefeitura de Itabira
+ Covid: Prefeitura de Itabira fornecerá bolsa social para 15 mil famílias
Confira as 21 cidades que entram na onda roxa a partir deste sábado:
- Acaiaca
- Alvinópolis
- Amparo do Serra
- Barra Longa
- Diogo de Vasconcelos
- Dom Silvério
- Guaraciaba
- Jequeri
- Oratórios
- Piedade de Ponte Nova
- Ponte Nova
- Raul Soares
- Rio Casca
- Rio Doce
- Santa Cruz do Escalvado
- Santo Antônio do Grama
- São José do Goiabal
- São Pedro dos Ferros
- Sem-Peixe
- Sericita
- Urucânia