Na última quarta-feira (26), a equipe do Centro de Referência Especializado em Assistência Social de Monlevade (Cras) do bairro Novo Cruzeiro realizou uma roda de conversa sobre a prevenção ao câncer de mama no Centro Comunitário do bairro. O encontro contou com a presença de famílias acompanhadas pelo Cras, bem como de alunos da Escola Estadual Manoel Loureiro.
Os trabalhos contaram com a participação da médica oncologista Valéria Jacintho que falou sobre a doença e os meios de prevenção. Além dela, o encontro contou a participação da enfermeira da Unidade Básica de Saúde do bairro, Mirellié Marcenes Santos,que explicou sobre o acesso à marcação de consultas e exames. Ela também apresentou aos presentes o número de mamografias realizadas pelo município em 2022. Segundo os dados entre janeiro a outubro deste ano, foram 1.892 exames de mamografia.
Para a coordenadora do Cras, Cássia Rocha, esses encontros são de extrema importância para a população, porque além de trazer a informação, aproximam a comunidade dos serviços públicos e dos profissionais, facilitando o acesso aos seus direitos.
Depoimento
A assistente social do Cras, Elza Dutra, falou sobre como superou a doença. Ela foi diagnosticada com câncer de mama há 17 anos, quando tinha 44, e conta que precisou fazer mastectomia radical que é a retirada de toda a mama. “Na época, não tinha ninguém na minha família com a doença. Fiz quatro cirurgias e a cura veio a partir do tratamento”, comentou.