O Paço Municipal – Embaixador José Aparecido de Oliveira recebeu as luzes rosas neste mês em menção ao Outubro Rosa, mês da prevenção ao câncer de mama.
A campanha de conscientização tem como objetivo principal alertar as mulheres e a sociedade sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. Quanto antes se descobre a doença, maiores são as chances de cura.
É importante lembrar que por apresentarem deficiência imunológica, pacientes com câncer de mama estão inseridas no grupo de risco para o agravamento da Covid-19 e precisam redobrar os cuidados.
O câncer de mama é o segundo tipo mais comum entre mulheres no mundo e também no Brasil. A doença é causada pela multiplicação desordenada de células da mama. Esse processo gera células anormais que se multiplicam, formando um tumor.
+ Covid-19: 100% da população adulta é vacinada em Conceição do Mato Dentro
+ América vence o Palmeiras e pega elevador na tabela, enquanto Atlético amarga empate fora de casa
+ Sine Itabira possui quase 70 vagas de emprego nesta quinta. Confira!
Por isso, fazer o autoexame é a melhor maneira de descobrir qualquer alteração na mama, ainda que precocemente. O autoexame das mamas deve ser realizado pela própria mulher todos os meses uma semana após a menstruação.
Geralmente, o toque identifica nódulos maiores de dois centímetros de diâmetro. Além de ser importante para a prevenção, estimula a atenção ao próprio corpo e o autocuidado.
E a mamografia, que é o exame capaz de reconhecer tumores a partir de 1 milímetro, muito antes de ser perceptível ao toque, permitindo o tratamento precoce, recomenda-se ser feito anualmente, após os 40 anos de idade.
A utilização de cores para alertar sobre os cuidados, prevenção e levar informação sobre doenças se tornou uma prática comum em todo mundo. Em 2021, a Prefeitura de Conceição do Mato Dentro abraçou essas causas: em agosto recebeu luzes roxas em agosto, em alusão à Lei Maria da Penha; e, em setembro, foi a vez das cor amarela, em referência à prevenção ao suicídio.