Belo Horizonte encerrou a vacinação para o público geral contra a Meningite C antes do previsto por conta do fim das doses disponibilizadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) para os grupos não prioritários. A Prefeitura havia prorrogado a vacinação até esta sexta-feira (28), porém a vacinação para a população geral foi encerrada nesta quinta-feira (27).
A Secretaria Municipal de Saúde informou que aplicou mais de 250 mil doses da vacina contra a Meningite C, desde a ampliação temporária do público-alvo para receber o imunizante, ocorrida no fim do último mês de março.
A Prefeitura disse que a partir da próxima semana, conforme indicação técnica do Programa Nacional de Imunizações do Ministério da Saúde, a vacinação de rotina contra a Meningite C para crianças e adolescentes não vacinados continuará sendo realizada normalmente em todos os Centros de Saúde. Trabalhadores da área da Saúde que também não foram imunizados podem se vacinar até julho deste ano, conforme orientação do governo federal.
Não há contraindicação em tomar, no mesmo dia, a vacina contra a meningite C e outros imunizantes, como da covid-19 e da gripe.
Governo prorroga, mas BH aguarda doses
A Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) afirmou nesta quinta-feira (27), que prorrogou até 30 de julho a recomendação de imunização de toda a população de 16 anos ou mais e solicitou ao Ministério da Saúde o envio de novas doses ao estado. A medida se justifica “pela intensa procura pela vacina registrada nos últimos dias”. No entanto, ao menos para a próxima semana, a Prefeitura de Belo Horizonte garantiu a vacinação apenas para crianças e adolescentes não vacinados e trabalhadores da área da Saúde.
Meningite C
A meningite C é causada pela bactéria Neisseria meningitidis (meningococo) e é mais grave quando atinge a corrente sanguínea, provocando infecção generalizada. A vacina é uma importante forma de prevenção à doença. Somente neste ano foram confirmados quatro casos e dois óbitos na capital.