A Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, através da Secretaria de Saúde estabeleceu uma parceria com a APAE da cidade, em regime de mútua cooperação, para atendimentos especializados que visem promover a saúde da população são-gonçalense diagnosticada com TEA (Transtorno do Espectro do Autismo) e Transtorno do Neurodesenvolvimento e Síndrome (não progressiva ou progressiva da infância).
O convênio terá duração de 27 meses e tem valor estimado em aproximadamente, R$1 milhão.
Prioritariamente serão atendidos usuários recém-nascidos até os 13 anos de idade e seus familiares, encaminhados através do serviço de saúde municipal. A oferta do serviço busca garantir um diagnóstico precoce com apoio de equipe multiprofissional especializada composta por Fonoaudiólogo, Terapeuta Ocupacional, Fisioterapeuta, Nutricionista e Psicólogo.
A iniciativa visa reduzir as dificuldades de acesso, bem como deslocamento para outras referências fora do município para receber a assistência na reabilitação intelectual proporcionando mais conforto e acessibilidade aos usuários.
Para o prefeito Raimundo Nonato de Barcelos (Nozinho), essa parceria é importante para oferecer atendimento especializado aos são-gonçalenses diagnosticados com esses Transtornos, garantindo assim, uma melhor qualidade de vida para os mesmos e seus familiares.