A Secretaria Municipal de Meio Ambiente, a partir desta segunda-feira, 14 de maio, será gerenciada por Priscila Braga Martins da Costa. Nesta manhã, ela assinou o termo de posse no auditório da secretaria, na Mata do Intelecto, em Itabira.
Com a promessa de fazer o melhor para a cidade na área ambiental, a secretária disse que Itabira “tornará a ser referência em Meio Ambiente, através da equipe nomeada pelo governo”. Ela agradeceu a confiança depositada em renomeá-la como chefe da pasta e afirmou que já está imbuída no propósito de trabalhar dentro da legislação ambiental.
Dona de uma personalidade forte, a secretária ressaltou que a Priscila que retorna terá uma forma de trabalhar mais aprazível. “A Priscila agora vai ser alegre como sempre, justa, como sempre, rigorosa, como sempre, e estaremos juntos para ensinar a fazer como. Estamos aqui, e não esqueci das promessas do ano passado. Vou recomeçar a cobrar”, disse, arrancando gargalhadas dos presentes.
Dentre os critérios citados pela secretária para a montagem da pasta, ela ressaltou o planejamento e o futuro. “Presente, nós já estamos nele. Quero agora um futuro organizado. Precisamos modernizar nossa cidade em relação à legislação ambiental”, afirmou.
Sobre os desafios para a nova fase, a chefe da pasta acredita que o principal é exatamente este planejamento da secretaria, necessário para planificar curto, médio e longo prazos, sem focar apenas no governo atual, mas em resultados perenes. “Para a continuidade de um trabalho honesto, um trabalho que seja voltado realmente para a melhoria da nossa cidade”. Ela afirmou que permanece na presidência do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema).
Importância da secretaria
O prefeito Ronaldo Magalhães (PSB) afirmou que, pelo fato de ser uma cidade mineradora, Itabira apresenta dificuldades ambientais sérias. Ele disse acreditar no trabalho de Priscila e sua equipe e frisou a necessidade de retorno da secretaria, desativada por certo tempo. “Nós estamos estruturando exatamente para que a secretaria possa realmente desenvolver um trabalho com eficiência, com bom senso, mas, acima de tudo, pensando no futuro de Itabira, tanto no lado ambiental como em seu desenvolvimento”.
Representando a Câmara, o líder do governo na Casa, vereador Carlin Filho (Podemos) ressaltou a importância da secretaria e elogiou o trabalho de Priscila no desenvolvimento dos trabalhos anteriores na pasta.
Histórico
Priscila assumiu as pastas de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente no início do atual governo, quando o prefeito decidiu unificar as duas secretarias. Como atribuição do cargo, ela também assumiu a presidência do Conselho Municipal de Meio Ambiente (Codema).
A secretária acumulou as funções até o início de janeiro deste ano. O prefeito Ronaldo, então, definiu pelo desmembramento, empossando o contador Robson da Costa Souza como novo responsável pelo Desenvolvimento Urbano. Priscila ficou sem cargo na administração municipal até a primeira dezena de abril, época em que a Câmara de Vereadores aprovou a nova criação da Secretaria de Meio Ambiente.
As discussões na Câmara foram intensas quanto à recriação e até mesmo vereadores da base governista se posicionaram inicialmente contrários à volta da secretaria.
Do outro lado, o governo defendeu que a recriação da pasta de Meio Ambiente era fundamental, sobretudo, porque o município assumiu, no ano passado, a responsabilidade pelo licenciamento ambiental, monitoramento e fiscalização de mais de 200 tipos específicos de empreendimentos e atividades. No fim, prevaleceu o projeto do governo.