O vereador Marcelino Freitas Guedes (PSB) apresentou o projeto de lei 63/2021 que pretende autorizar a Prefeitura de Itabira celebrar um Termo de Cooperação Mútua com a Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais (Fundação Hemominas). A matéria foi lida em plenário na reunião da Câmara Municipal de Itabira da última terça-feira (27) e segue para análise das comissões temáticas — somente após esse trâmite poderá entrar na pauta de votação do Legislativo.
O projeto de lei tem como objetivo permitir que o Município faça a instalação e firme um acordo para a manutenção de um Posto Avançado de Coleta Externa da Fundação Hemominas na cidade. Atualmente, Itabira não conta com uma unidade desse tipo e as pessoas interessadas em doar sangue precisam se deslocar até Belo Horizonte.
Dessa forma, a proposta visa “atender as demandas de serviços pertinentes às áreas de Hemoterapia e Hematologia do Sistema Único de Saúde (SUS) e população em geral, atendidos pelos hospitais localizados na região de abrangência”.
“Cerca de 1.275 itabiranos estão cadastrados como doadores do Hemominas e viajam regularmente a Belo Horizonte a cada três meses para fazer doações de sangue, enfrentando, além da distância, os perigos da rodovia 381, colocando em risco a própria vida, num gesto altruísta para que outros tenham vida. Na soma das cidades vizinhas, temos, ao todo, 664, doadores”, ressalta Marcelino Guedes na justificativa do projeto.
Segundo informações do DATASUS, Itabira conta com 30 centros de saúde, cinco policlínicas, dois hospitais, um pronto-socorro geral, 489 consultórios médicos, 11 centros de especialidades, 33 unidades de apoio de diagnose e terapia, três unidades móveis de nível pré-hospitalar de urgência, nove farmácias, duas centrais de gestão de saúde, três centros de atenção psicossocial, um centro de regulação médica de urgência, três serviços de atenção domiciliar isolado, um laboratório de saúde pública e um polo de prevenção de doenças e agravos e promoção da saúde.
“[Em Itabira] Vem sendo ampliada a oferta de diversos serviços de saúde, a exemplo da radioterapia, que já está em fase de implantação para atender uma macrorregião de saúde, com cerca de 500 mil pessoas beneficiadas. Todos esses serviços e as ampliações que tem ocorrido exigem novas ofertas. É neste sentido que faço a propositura da implantação do Posto Avançado do Hemominas na cidade”, afirmou Marcelino Guedes.