O trem de passageiros que segue a Estrada de Ferro Vitória – Minas retornou ao trajeto completo neste domingo (1º). Os passageiros conseguiram embarcar na estação de Belo Horizonte e seguir, sem interrupções, o curso até Vitória. O mesmo ocorreu no sentido contrário.
A decisão foi comemorada pela estudante Luiza Silva, que desde o dia 20 de maio precisa enfrentar a BR-381 para visitar os familiares em Barão de Cocais.
“Tinha o costume de pegar o trem e ir a Barão praticamente todo final de semana. Mas com a suspensão da linha, acabei diminuindo as minhas visitas. Trafegar pela 381, principalmente sábado e domingo é muito exaustivo”, conta Luiza.
“O embarque estava tranquilo. Acredito quem, por ser o primeiro dia [de retorno do trem], as pessoas ainda estão se adequando. Sem dúvidas, é uma alternativa bem melhor do que a viagem de carro”, pontuou Luiza.
Ônibus
Desde a interrupção em maio, os passageiros embarcavam na estação da capital mineira. Em seguida, eram conduzidos até Barão por meio de ônibus alugados pela Vale e de lá seguiam viagem no trem.
A paralisação do trajeto veio por conta do risco iminente de rompimento da barragem Sul Superior em Gongo Soco.
De acordo com a Vale, a retomada ocorreu após uma empresa internacional de consultoria independente atestar a segurança das operações ferroviárias próximo à Mina.
A mineradora afirmou à DeFato Online que “o retorno da circulação do trem de passageiros entre Belo Horizonte e Barão de Cocais (MG) ocorreu como previsto”.