Duas ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foram acionadas na manhã de ontem (5) para socorrer uma bebê de 1 ano e 2 meses que havia sofrido uma crise convulsiva no Centro Municipal de Educação Infantil José dos Santos Cruz, no bairro São Cristóvão, em Itabira.
De acordo com informações da família, a criança possui um histórico de quadro convulsivo que é ocasionado devido a febre. O problema, segundo um neurologista, é hereditário e acometia o pai da criança em sua infância. Ontem, por volta das 10h, a família foi chamada para buscar a pequenina na unidade de ensino, pois a bebê já apresentava 37,8º de febre – o que poderia causar um novo problema.
Em questão de minutos e durante o deslocamento da família, a criança apresentou a crise convulsiva, chegando a ficar em 39,2º de febre no momento da chegada do Samu. A bebê foi encaminhada a uma unidade de saúde, onde ficou em observação até às 21h, realizando novos exames que apontaram o início de uma infecção de urina.
Em dezembro do ano passado e janeiro deste ano, a criança já havia tido episódios convulsivos. Na primeira vez, a febre (causadora da convulsão) ocorreu devido a uma infecção de urina. Já na segunda ocorrência, a febre pode ter sido ocasionada pelo nascimento de um dente.
Após o susto, a criança se encontra em casa, recebendo todos os cuidados necessários. “Queremos exaltar a forma que as mulheres da creche agiram. Isso ajudou muito até o Samu chegar! Geralmente, quando acontece essas coisas, muita gente acha que é culpa do pessoal que trabalha na creche, mas elas salvaram minha filha”, ressaltou o pai da criança.