A farmacêutica Sanofi Medley anunciou, no dia 3 de fevereiro, o recolhimento dos lotes do medicamento Losartana Potássica. Após o anúncio, muitos usuários questionaram o motivo da devolução.
Segundo a farmacêutica Sanofi Medley, após detectarem a presença de impurezas mutagênicas na fórmula do produto, a empresa tomou essa medida de precaução, já que, essas substâncias podem mudar o DNA de uma célula e aumentar o risco de câncer a longo prazo. Foi informado também que, após os devidos ajustes, o Losartana Potássica voltará ao mercado com um ingrediente farmacêutico ativo (IFA).
Leia abaixo o comunicado feito pela Sanofi Medley:
O medicamento é utilizado por pessoas que tratam de hipertensão arterial, principalmente em suas primeiras fases. Além disso, combate doenças cardíacas e protege os rins de pacientes com Diabetes tipo 2. De acordo com a empresa o recall é voluntário e gratuito. No entanto, é recomendado que o paciente consulte o médico para ser esclarecido sobre como devolver o medicamento e como deve prosseguir com o tratamento.
A farmacêutica destacou que o recolhimento do remédio é em consenso com a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) juntamente com órgãos regulatórios de outros países além do Brasil. Os medicamento que serão recolhidos são: Losartana potássica + hidroclorotiazida 50 mg + 12,5 mg; Losartana potássica + hidroclorotiazida 100 mg + 25 mg; Losartana potássica 50 mg; Losartana potássica 100 mg.