Site icon DeFato Online

Santa Bárbara recebe nota máxima pela sexta vez no ICMS Turístico

Ministério Público abre investigação para apurar desabastecimento de água em Santa Bárbara

Foto: Prefeitura Municipal de Santa Bárbara

O município mineiro Santa Bárbara tem muito o que comemorar. Desde que passou a participar do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) Turístico em 2018, recebe nota 10 pelo seu desempenho na iniciativa. Neste ano, o incentivo financeiro poderá fortalecer políticas de Turismo como a aplicação do Plano de Turismo do atual quinquênio e o fortalecimento em associações regionais.

O resultado é um esforço da Prefeitura municipal em cumprir com a Gestão 5.0 proposta pelo Índice de Gestão Municipal Aquila (IGMA). Segundo o Secretário de Cultura e Desenvolvimento do Turismo de Santa Bárbara Alexandre Mota, as premiações anteriores permitiram a arrecadação de R$ 9.631,39 até julho deste ano e a secretaria estima que o valor pode chegar a R$20.000 com a nota mais recente. 

Pilares da Gestão 5.0 proposta pela ODS. Imagem: Prefeitura Municipal de Santa Bárbara

Além disso, o gestor destaca atrativos culturais que devem receber valorização e proteção. “Celebrações da Cavalhada de Brumal, a Festa de Santo Antônio, a encenação Passos da Agonia, por exemplo, potencializam a vocação do Turismo de Eventos do município”, aponta Alexandre.

Com o incentivo, é possível aplicar estratégias como ações de marketing e fortalecimento do comércio local. Além disso, a Prefeitura de Santa Bárbara também se propõe a realizar formações empreendedoras de agentes turísticos em diversas áreas como artes, gastronomia e economia criativa. Dessa forma, a gestão busca atingir um dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), que tem como tema  Trabalho Decente e Crescimento Econômico.

A premiação também beneficia municípios da região, já que Santa Bárbara está inserida na Associação das Cidades Históricas e na Associação Circuito do Ouro por meio do “Entre Serras”. 

A festa de Santo Antônio é tradicional no município de Santa Bárbara (MG). Foto: Prefeitura de Santa Bárbara

Reconhecimento

A sexta nota 10 é fruto de algumas iniciativas propostas pela gestão municipal. Nos últimos anos, a Prefeitura gerou o Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e o Fundo Municipal de Turismo (Fumtur), além de entrar no Programa de Regionalização do Turismo no estado de Minas Gerais. A última etapa foi estabelecer o Plano Municipal de Turismo, que está vigente desde 2023 e termina em 2017.

A riqueza patrimonial de Santa Bárbara também foi destaque no ICMS Cultural, que colocou o município em 4º lugar em julho deste ano

Exit mobile version