Quatro cidades da região receberam uma certificação do Ministério Público Público de Minas Gerais (MPMG) e do Governo do Estado, por terem alcançado as metas de cobertura vacinal infantil em 2022. Barão de Cocais, Catas Altas, Santa Maria de Itabira e São Domingos do Prata estão entre os municípios mineiros que ganharam o selo Bora Vacinar.
Ao todo, foram certificados 286 municípios, divididos em duas categorias: Ouro, entregue a 67 cidades que aplicaram 14 vacinas destinadas a crianças de zero a dois anos, e Prata, por terem atingido as metas de dez a 13 vacinas aplicadas. As quatro cidades do Médio Piracicaba receberam a certificação Prata, em solenidade na quarta-feira (19), na Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Os contemplados podem acessar o selo também no portal do MPMG.
Intuito
O objetivo do selo Bora Vacinar é fomentar ações municipais de incentivo à vacinação com o intuito de aumentar a cobertura vacinal no estado, seja por meio da melhora dos resultados que se encontrarem abaixo das metas estipuladas pelo Ministério da Saúde (MS), seja pela ampliação dos níveis de imunização. Com isso, pretende-se prevenir o retorno de doenças já erradicadas e evitar novas epidemias.
A entrega foi feita pelo Procurador Geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, e pelo secretário Estadual de Saúde em exercício, André Luiz dos Anjos. Presente à solenidade, o governador Romeu Zema (Novo) destacou o esforço dos prefeitos nas campanhas de vacinação, falou sobre o avanço da ciência e mencionou também as correntes contrárias à imunização.
“Sou favorável ao diálogo, à conscientização. Não vamos obrigar ninguém, pela força, a ser vacinado, mas temos condição de fazer avanços expressivos, por meio do diálogo e conscientização. Acho que é isso que alguns prefeitos têm feito. Esses merecem reconhecimento ainda maior, porque salvaram vidas”, disse.
Aumentar a cobertura vacinal
Para aumentar a cobertura vacinal, o Ministério da Saúde lançou, neste ano, uma campanha de ampla mobilização. Além disso, o Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) idealizou o “Pacto Nacional pela Consciência Vacinal”.
Durante a solenidade, várias instituições aderiram a esse pacto, que tem o propósito de conscientizar a população acerca da importância da vacinação prevista no Plano Nacional de Imunização. Assinaram o acordo o procurador-geral de Justiça, Jarbas Soares Júnior, o governador Romeu Zema, o presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), Tadeu Martins Leite, a diretora da Faculdade de Medicina da UFMG, Alamanda Kfoury Pereira, e o corregedor nacional do Ministério Público, conselheiro Oswaldo d’Albuquerque, representando o presidente do CNMP e procurador-geral da República, Augusto Aras e o presidente da Comissão de Saúde do CNMP, Jayme de Oliveira.