A Secretaria de Saúde e Vigilância Epidemiológica de São Gonçalo do Rio Abaixo tem promovido ações contra a dengue, pensando na manutenção da saúde da população. O propósito das medidas é evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, transmissor de diversas doenças que podem ser graves no ser humano como Dengue, Chikungunya e Zika Vírus.
No período de novembro a maio, historicamente é mais propício a incidência do mosquito e também da dengue, com a alternância de temperaturas altas e chuvas. Assim, bimestralmente, as equipes da vigilância têm realizado um trabalho de campo com vistorias em residências, fechamento de caixas d’água mediante solicitação, bem como em locais públicos. Visitas em pontos estratégicos como ferros velhos e oficinas mecânicas com controle químico e aplicação de inseticida, por exemplo, também estão em andamento.
A equipe ainda realiza a pesquisa de levantamento de Índice Larvário (LIRA), a qual permite a identificação de áreas com maior proporção e ocorrência de focos, bem como os tipos de criadouros (como os pratinhos sob os vasos de plantas).
Este ano, a Vigilância Epidemiológica recebeu 11 notificações suspeitas da transmissão da dengue e todas foram negativas.
A Secretaria e a Vigilância ressaltam que a participação da comunidade é crucial para o resultado positivo das ações, já que a maioria dos focos estão nas residências.
Prevenção
Simples ações são suficientes para manter sua família protegida contra os mosquitos transmissores de doenças. Confira:
- Tampar as caixas d’água;
- Não deixar água acumulada na laje;
- Manter os lixos fechados;
- Utilizar areia nos vasos de plantas;
- Deixar garrafas e outros recipientes de cabeça para baixo;
- Deixar as lonas esticadas;
- Retirar a água dos pneus;
- Uso de repelentes, larvicidas, inseticidas, etc.
Para que as ações contra a dengue e doenças associadas sejam efetivas, é necessário consciência coletiva. Cuide-se e ajude a cuidar da sociedade.