Site icon DeFato Online

São Gonçalo: secretarias se unem para ações de Setembro Amarelo

Alunos do Centro Educacional de São Gonçalo (Cesgra) receberam palestra de prevenção ao suicídio. Foto: Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo

Alunos do Centro Educacional de São Gonçalo (Cesgra) receberam palestra de prevenção ao suicídio. Foto: Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo

O Setembro Amarelo tornou-se bastante popular e São Gonçalo do Rio Abaixo tem desenvolvido diversas atividades para a promoção da saúde mental. No município, as secretarias de Saúde, Trabalho e Desenvolvimento Social e Educação uniram forças para oferecerem orientações de prevenção ao suicídio. Além das escolas, essas ações estão concentradas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS).

A secretária da Saúde Ronnara Kelles Ribeiro conta que as unidades do Programa de Saúde da Família (PSFs) estão realizando roda de conversa e caminhada. “O Núcleo Psicossocial Peixe Vivo tem ido às escolas para conversar com os alunos em sala de aula sobre a promoção da vida e como buscar ajuda frente aos problemas, além de divulgar na unidade as formas de acessar os serviços quando em necessidade”, explica.

Além do Cesgra, também aconteceram eventos nas UBSs. Foto Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo

Na última semana, a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Social ofereceu uma palestra sobre a prevenção ao suicídio a estudantes do Centro Educacional de São Gonçalo (Cesgra). A equipe distribuiu panfletos com conteúdo orientativo sobre os quatro passos para salvar vidas, que são: Diálogo, Acompanhamento, Ajuda Profissional e Proteção.

Paralelo às atividades, a psicóloga Tamires Barcelos e equipe pedagógica criaram o Portal de Valorização da Vida, estimulando os alunos a dialogarem e falarem sobre seus sentimentos. Além disso, os alunos produziram um vídeo sobre o tema, destacando a necessidade de apoio e busca de ajuda profissional.

 

 

Exit mobile version