Site icon DeFato Online

Secretária de saúde anuncia que microrregião de Itabira regredirá à onda vermelha

Itabira

Luciana Sampaio, secretária municipal de saúde, fez o anúncio na manhã de hoje. Foto: Victor Eduardo/DeFato Online

A partir deste sábado (28), a microrregião de Itabira regredirá à onda vermelha do programa Minas Consciente, conduzido pelo governo estadual. O anúncio foi feito hoje (27), pela secretária municipal de saúde, Luciana Sampaio, após uma prestação de contas da pasta realizada na Câmara dos Vereadores. Os números relacionados à Covid-19 na região durante a última semana foram determinantes para a mudança.

O período analisado para definir a regressão de onda foi entre 18 de agosto e 25 de agosto, última quarta-feira. Neste recorte de tempo, o município chegou a registrar 73% de ocupação dos leitos de UTI, com vários dos hospitalizados sendo de outras cidades, especialmente Santa Bárbara e Barão de Cocais.

Apesar da taxa de internação ser o principal fator para a mudança de onda, outros índices também foram preponderantes, como o aumento dos casos e da velocidade de transmissão do vírus.

Ainda não se sabe, no entanto, quais medidas serão tomadas pelo município em relação à mudança de onda. Mas é certo que as atuais deliberações relativas à realização de eventos na cidade (hoje, são permitidos eventos com até 200 pessoas), deverão ser reavaliadas.

Coronavírus em Itabira

Após passar por um período de 13 dias sem registros de mortes decorrentes da Covid-19, Itabira notificou, pelo segundo dia consecutivo, um óbito causado pela doença. A vítima é uma mulher, de 74 anos, com comorbidades, que estava internada no Hospital Nossa Senhora das Dores (HNSD) desde o dia 16 de agosto. Ela faleceu nesta quinta-feira (26).

Com isso, Itabira chegou à marca de 351 mortes causadas pela doença desde o início da pandemia. O boletim epidemiológico divulgado hoje ainda traz o registro de 78 novos casos do coronavírus nas últimas 24 horas. Números que fizeram o município chegar aos 21.061 casos positivos da Covid-19, com 20.005 deles recuperados, 687 em isolamento domiciliar e 22 internados.

Exit mobile version