Site icon DeFato Online

Simpósios da Funcesi discutem sobre neurociência e cuidados paliativos; saiba como participar

Foto: Ascom Funcesi

O Centro Universitário Funcesi promoverá, no dia 1º de novembro, o I Simpósio de Cuidados Paliativos, buscando fomentar discussões relacionadas à área da saúde. Organizado pela professora de Enfermagem Andreia Gazeta, o encontro promete desmistificar o conceito geral sobre a prática médica.

Já o IV Simpósio de Neurociências, promovido pela Neuroliga (Liga Acadêmica de Neurociências dos alunos da Funcesi), terá uma apresentação interativa sobre o tema “Cérebro-Rim”. Clique aqui para garantir a presença nas atividades.

Além disso, às 17h, ocorrerá uma apresentação de trabalhos acadêmicos feitos por estudantes da Funcesi e avaliados por uma banca. Uma hora depois, o psicólogo e professor da Funcesi, Arthur Kelles, a geriatra Flavia Coelho e a paliativista Paloma Duarte protagonizam uma roda de conversa sobre cuidados paliativos, ação que compõe o projeto de extensão “Navegação em Oncologia Onco+Vida”.

Por fim, às 19h15, o segundo simpósio do dia contará com a reumatologista Ana Paula Zoia, o urologista Fernando Bicalho, os nefrologistas Juliana Avelar e Railander Ferreira, a enfermeira e docente da Funcesi, Patrícia Crisóstomo, e, claro, o neurologista e organizador do simpósio, Tiago Alvarenga. Para fechar a noite, haverá homenagens e um coquetel servido aos participantes. As ações serão realizadas no auditório do centro universitário.

De acordo com a professora Andreia Gazeta, o Simpósio de Cuidados Paliativos já é um marco por ser o primeiro relacionado ao tema na região. Ela explica qual será o foco do encontro.

“A desmistificação do senso comum em torno dos cuidados paliativos é fundamental para promover uma compreensão baseada em evidências científicas e verificada às melhores práticas de saúde. Frequentemente, o público associa cuidados paliativos exclusivamente ao manejo de pacientes terminais ou à ausência de tratamentos curativos, o que gera resistências e distorções no seu entendimento. No entanto, de acordo com a definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), os cuidados paliativos são um conjunto de medidas que visam melhorar a qualidade de vida dos pacientes que enfrentam doenças que ameaçam a continuidade da vida”, ressalta.

Já Tiago Alvarenga destaca a evolução do Simpósio de Neurociências, hoje em sua quarta edição, e promete surpresas aos participantes: “Chegamos à IV edição do Simpósio de Neurociências com a alegria de ver a evolução a cada ano. Deixo o destaque para a interação das diversas áreas da saúde. A apresentação deste ano conta com surpresas que vão agradar a toda equipe multiprofissional.”

Exit mobile version