Defesa Civil, Vale, Judiciário e Prefeitura de Itabira fizeram um balanço no fim da tarde deste sábado (17) e apresentaram os números do simulado de evacuação realizado em vários bairros da cidade. Segundo a organização, 7.770 participaram do treinamento, um índice de 40,9% do total de 19 mil pessoas estimadas anteriormente.
Os números foram apresentados pelo chefe do Gabinete Militar e coordenador da Defesa Civil de Minas Gerais, coronel Rodrigo Sousa Rodrigues. Ele afirmou que o “sentimento é de sucesso”. “Queremos deixar à comunidade de Itabira o nosso agradecimento por ter atendido o nosso chamamento e compreendido a importância e a relevância desse treinamento preventivo”, comentou.
De acordo com a Defesa Civil, o tempo mínimo de deslocamento nos pontos de encontro de Itabira foi de 15 segundos. Já o mais demorado levou 45 minutos. Foram 154 atendimentos de saúde, sendo que duas pessoas foram encaminhadas aos médicos, uma por dor de cabeça e outra por taquicardia. O simulado ainda teve cinco intervenções policiais consideradas sem relevância pela organização.
Questionado sobre problemas relatados por participantes, como sirene inaudível e aplicativo com erros, o chefe da Defesa Civil estadual disse que o trabalho será contínuo em Itabira.
“Vamos seguir avaliando os dados que recebemos e fazer as correções devidas. Todos os fatos apontados foram anotados. É assim que nós vamos crescer. As sirenes serão pontualmente identificadas e corrigidas. Já o aplicativo será disponibilizado também no IOS, com melhorias já em implantação. São medidas importantíssimas para a orientação e utilização da população de Itabira”, disse o coordenador da Defesa Civil.
O simulado de Itabira contou ainda com a participação de 150 policiais militares, incluindo o Batalhão de Choque de Belo Horizonte, e 45 homens do Corpo de Bombeiros.
Veja vídeo com a coletiva de encerramento do simulado de Itabira: